Para vereador, Prefeitura precisa investir mais na GCM

Vereador Willians do Gás (PSB) defende mais investimentos na Guarda MunicipalMesmo considerando válida e, ao mesmo tempo, apoiando a tentativa de colegas em busca de melhorias para o caos instalado na segurança pública, em Feraz de Vasconcelos, junto a autoridades estaduais, o vereador (foto) Willians Santos (PSB), o Willians do Gás, acredita numa solução muito mais caseira para, no mínimo, atenuar o gravíssimo problema da violência no município. Segundo ele, a saída mais viável no momento seria a Prefeitura Municipal investir pesado na própria Guarda Civil Municipal (GCM).

Neste caso, ele propõe que a administração da cidade aumente o quanto antes o efetivo da corporação por meio de um concurso público, compre ou alugue mais viaturas, instale bases móveis em bairros e dote a instituição de equipamentos modernos de segurança, entre outras, medidas que podem e devem ser adotadas. Com essa ação concreta ação municipal, ou seja, com a presença maciça de agentes nas ruas, seguramente, a população ferrazense sentiria ao menos uma sensação de segurança pública. Afinal, trata-se de um tema bastante preocupante.

O vereador cita como exemplo o que vem sendo feito pelos municípios paulistas de Barueri, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Osasco, Itapevi e de Campinas. Naquelas cidades, as Guardas Civis Municipais (GCMs) têm uma atuação preponderante no combate à criminalidade em parceria com as polícias Militar e Civil. ”Já aqui em Ferraz de Vasconcelos apesar do esforço de agentes locais não vemos a nossa corporação atuando com tanta firmeza na luta contra a violência, assim como, das outras polícias”, comenta Willians do Gás. Aliás, essa é uma visão unânime da Casa.

Para ele, o prefeito municipal, Acir dos Santos Filló (PSDB), o Acir Filló precisa dar a sua contribuição mais efetiva em prol da área da segurança pública, isto é, meter o dedo na ferida, o que inclui o fortalecimento urgente do trabalho da GCM. Além disso, o chefe do Poder Executivo tem de liderar o movimento para cobrar uma ação mais eficiente das polícias Militar e Civil no município. Hoje, o protagonismo objetivando encontrar uma resposta ao clamor dos quase 200 mil moradores para o setor tem sido feito pela Câmara Municipal, o que, infelizmente, não surte o efeito esperado.

Poder de polícia

Com a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC-534) pelo Congresso Nacional e sancionada pela presidenta, Dilma Rousseff (PT) este ano, que alterou o artigo 144 da Carta Magna, as GCMs passaram a ter o poder de polícia e não apenas o dever de zelar pela segurança de bens públicos. Em função disso, mais cedo ou mais tarde, a cobrança do vereador Willians do Gás para que o Poder Executivo reestruture a corporação, fatalmente, a medida vai ganhar viabilidade, em breve.

Por Pedro Ferreira.