You are currently viewing Para vereador, Ferraz precisa adotar Atividade Delegada

Para vereador, Ferraz precisa adotar Atividade Delegada

Vereador Tonho (PSD) condena lentidão na implantação de Atividade DelegadaO vereador (foto) Antonio Carlos Alves Correia (PSD), o Tonho, requereu informações a Prefeitura Municipal de Ferraz de Vasconcelos de como estão às tratativas entre a municipalidade e o governo estadual objetivando a implantação da Atividade Delegada que permite a contratação de soldados em dias de folga para reforçar a segurança pública, na cidade. O pedido ocorreu na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 02. Agora, o Poder Executivo tem um prazo de até 15 dias para fornecer os dados requisitados para a Casa.

Para ele, em novembro de 2013, a Câmara Municipal aprovou o projeto de lei autorizando o Poder Executivo a firmar o convênio com a Secretaria de Estado dos Negócios da Segurança Pública, contudo, até o presente momento a parceria não saiu do papel. Em compensação, Tonho destaca que esse tipo de atuação conjunta já é uma realidade nas cidades vizinhas de Poá e de Suzano, entre outros, municípios. Por isso, o parlamentar quer uma resposta oficial de quando a Atividade Delegada entrará, finalmente, em funcionamento.

No fundo, enquanto a medida não é implantada, de fato, os moradores locais continuam sendo alvos de meliantes, ou seja, vítimas da criminalidade que assola toda a cidade. “Vale lembrar que a segurança pública é dever do Estado, incluindo o município e, ao mesmo tempo, um direito de todo o cidadão”, comenta Tonho. Ele criticou a administração por não tratar do assunto com a seriedade pertinente. Aliás, o vereador classifica o governo municipal de inoperante. O colega Edson Elias Khouri (PSB), o Edson Cury afirmou que todos os dias comerciantes têm lojas arrombadas.

Em encontro com empresários e comerciantes, no último dia 25, no Palácio da Uva Itália, o secretário municipal de Governo e vereador licenciado, Juracy Ferreira da Silva (PMDB) garantiu que a municipalidade estuda a possibilidade de adotar a Atividade Delegada na cidade. Além disso, o secretário adiantou que a Guarda Civil Municipal (GCM) reforçará o policiamento, sobretudo, na região central da cidade, com a meta de inibir a onda de furtos e roubos. Para tanto, a corporação conta com a colaboração de interessados.

Por Pedro Ferreira.