Pacientes reclamam à falta de especialistas em posto

Posto de Saúde CS-II, no centroPacientes de Ferraz de Vasconcelos estão encontrando dificuldades para passar por consultas por médicos especialistas em ginecologia, pediatria e cardiologia (foto) no Centro de Saúde (CS-II), na Rua Japão, 121, no centro. Por isso, para saber a motivação para a falta desses profissionais, os vereadores Antonio Carlos Alves Correia (PSD), o Tonho, Claudio Ramos Moreira (PT) e Edson Elias Khouri (PSB), o Edson Cury, apresentaram um requerimento ao governo municipal, na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 11.

No documento, os três parlamentares argumentam que existe uma grande quantidade de reclamações de usuários tentando ser atendida por ginecologista, pediatra e cardiologista, no entanto, quando procura o CS-II recebe apenas a informação para aguardar na fila de espera. Tonho, por exemplo, fora acionado há poucos dias por uma moradora precisando passar por um ginecologista, porém, a saída foi levar a munícipe ferrazense ao Hospital Luzia Pinho de Melo, em Mogi das Cruzes.

O vereador conta que antes de ir com a paciente até o CS-II estiveram no Mais Mulher, no Sítio Paredão, mas, para sua surpresa a recomendação é que procurasse uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para viabilizar a consulta, já que, no Mais Mulher só são atendidas usuárias encaminhadas por especialistas que atendem na rede básica. “Assim, seguindo a orientação fomos ao CS-II e lá comprovamos a ausência de ginecologista. Então, devemos apelar a quem mais?” desabafa  Tonho.

Em virtude disso, além de questionarem a razão para a falta de médicos especialistas no CS-II, os três vereadores cobram trambém da administração da cidade o número de profissionais que atende na citada unidade de saúde e no Mais Mulher. Além disso, eles cobram informação em relação ao atraso no atendimento na clínica de fisioterapia, no Jardim Castelo, tendo em vista, que o prazo para o agendamento de tratamento está demorando de três a seis meses.

Por Pedro Ferreira.