Ciente da importância de ofertar de cursos de qualificação profissional a trabalhadores desempregados e a jovens que aspiram ingressar na cadeia produtiva, o vereador Agílio Nicolas Ribeiro David (PSB), o Nicolas (foto) quer saber se a Prefeitura de Ferraz pretende retomar projetos feitos com essa finalidade por gestões passadas, notadamente, nas administrações do então prefeito, Jorge Abissamra (PSB), o Dr. Jorge. O pedido de informações foi aprovado na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 10.
Na verdade, o parlamentar socialista tenta obter dados a respeito da manutenção de cursos profissionalizantes e em caso negativo o motivo da suspensão de ações desenvolvidas num passado recente. O vereador refere-se, sobretudo, a antiga Unidade do Trabalhador Ferrazense (Unitaf) criada, em 2006, que chegou a capacitar mais de sete mil munícipes. O órgão vinculado ao Fundo Social de Solidariedade (FSS) visava proporcionar a geração de renda e inclusão social de famílias carentes.
De acordo com ele, seria muito fundamental no momento o governo local fechar parceria com o Serviço Brasileiro da Micro e Pequena Empresa (Sebrae) para oferecer cursos de qualificação profissional a operários para atuarem na mão de obra de indústrias instaladas na cidade. Afinal de contas, boa parte das firmas até tem vagas disponíveis, porém, não encontra trabalhadores preparados para exercer funções especificas.
Além disso, na segunda-feira, o vereador também requereu informações sobre a quantidade de cargos em comissão e onde estão lotados os servidores nomeados. Nicolas cobrou ainda providências relacionadas ao Centro de Convenções Raja Elias Abissamra, na antiga Praça dos Trabalhadores, no centro. Na prática, ele indaga se existe um laudo técnico atestando ou não a situação da obra, o envio de cópia e se há liberação para o uso da parte externa.
Por Pedro Ferreira, em 12/04/2017.