O vereador Agílio Nicolas Ribeiro David (Podemos), destacou a recente retomada das obras do prédio do Centro de Convenções Haja Abissamra, na antiga Praça dos Trabalhadores, no centro da cidade. Segundo ele, a reativação dos serviços do espaço até então abandonado pelo poder público representa uma decisão política acertada da prefeita, Priscila Gambale (Podemos). Por isso, o parlamentar elogiou a atitude da gestora ferrazense. “Reiniciar obras paradas é uma marca da atual gestão”, diz Nicolas (foto).
Iniciado em 2012, o chamado elefante branco passou por diversos processos de embargos administrativos e judiciais, que, finalmente, foram sanados e autorizados pelo poder judiciário. “Na realidade, no período, faltou determinação política dos prefeitos anteriores e agora a prefeita Priscila Gambale tomou a decisão mais apropriada”, comentou. O prazo de conclusão dos serviços é de 24 meses contados a partir de 08 do corrente, mas a construtora Ramon Aguilera pretende finalizar antes.
O Centro de Convenções deverá ser administrado pela Secretaria Municipal da Cultura e Turismo. A ideia é que o espaço público seja uma arena multifuncional, ou seja, possa abrigar eventos culturais, artísticos e educacionais, entre outras manifestações populares. De acordo com a pasta, somente o palco terá capacidade para receber 600 pessoas sentadas. As obras estão avaliadas em R$11,3 milhões. Os recursos financeiros são oriundos de um empréstimo contraído junto ao Banco do Brasil (BB).
Além disso, na sessão ordinária, na terça-feira, dia 23, Nicolas também enalteceu a reativação dos serviços de revitalização do Castelinho, no Jardim Castelo, bem como o reinício dos trabalhos em fase de conclusão da futura sede definitiva da Câmara Municipal, na Vila Romanópolis. O próximo desafio da atual gestão será terminar as 188 casinhas na Vila São Paulo. Para tanto, o Palácio da Uva Itália tenta fechar uma parceria com o governo estadual para conseguir o dinheiro. No total, foram nove obras retomadas.
Por Pedro Ferreira, em 24/04/2024.