Mutirão da saúde mobiliza comunidade neste domingo

Prédio do Ediforp na Vila Santo AntonioMoradores da região da Vila Santo Antonio e adjacências, em Ferraz de Vasconcelos, poderão passar por consulta médica gratuita nas áreas de cardiologia, pediatria, dermatologia, ginecologia, odontologia, oftalmologia, ultrassonografia e eletrocardiograma durante o 2º Mutirão da Saúde. O evento preventivo ocorre no próximo domingo, dia 15, a partir das 8h,  (foto) na Escola de Educação e Formação Pedagógica (Ediforp II), na Rua Tapiras, 100. Em compensação, por ser grátis a procura tende a ser grande e, portanto, a organização avisa que as vagas são limitadas.

Na ação, os presentes terão a oportunidade de medir a sua pressão arterial, fazer teste de glicemia, exame de papanicolau, massagem chinesa, corte de cabelo e receber orientação jurídica, entre outras, atividades comunitárias. O 2º Mutirão da Saúde é uma realização da Fundação Budista Tzu Chi em parceria com a entidade Parceiros da Visão. O ato beneficente tem o apoio da Prefeitura Municipal de Ferraz de Vasconcelos, do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP), da fábrica Alegrete Artefatos de Alumínio e da Virgu’s Comunicação Visual e Artes Gráficas.

De acordo com o voluntário Venzelo Gomes de Oliveira, o popular Gomes da Ótica, na primeira edição no município, em julho do ano passado, o Mutirão da Saúde proporcionou mais de 500 atendimentos médicos. Por isso, ele acredita que este ano, o número de pessoas beneficiadas poderá ser ainda maior. Gomes da Ótica ressalta também que além de cidades como Ferraz de Vasconcelos, o evento beneficente está presente em comunidades carentes de Francisco Morato, Franco da Rocha, Itapevi, São Bernardo do Campo e em Itaquaquecetuba.

Além disso, bairros como o de São Miguel Paulista, na Zona Leste, o Jardim Ângela, na Zona Sul e Cocaia, em Guarulhos também recebem a ação social da Fundação Budista Tzi Chi, no Brasil. Aliás, a entidade não possui fins lucrativos e está centrada em quatro missões, ou seja, caridade, medicina, educação e cultura. “Tzi Chi significa compaixão e assistência”, diz Gomes da Ótica. Criada, em 1966, em Taiwan, pela monja Cheng Yen, a Fundação Budista atua voluntariamente, hoje, em mais de 70 países, sobretudo, em apoio a vítimas de desastres naturais.

No País, em 1996, a seca no nordeste brasileiro chamou à atenção de voluntários que em conjunto com órgãos chineses foram à região distribuir alimentos aos flagelados. Em outubro de 2008, foi à vez da aldeia indígena Xavantes, próxima ao Rio Amazonas, em Matogrosso, ganhar a ajuda da conceituada entidade internacional. Para a monja Cheng Yen, a falta de amor ao próximo tem sido a raiz de muitos problemas no planeta, mas, com vontade sustentada, misericórdia e doações, a harmonia eterna pode ser alcançada. Mais informações sobre o Mutirão da Saúde: (11) 9- 8430-0985.

Por Pedro Ferreira.