Movimento protocola pedido de inquérito civil contra o caos no Regional

Grupo durante entrega de abaixo-assinado para melhorar o RegionalO movimento liderado pelo vereador petista (foto-centro) Claudio Ramos Moreira, protocolou pedido para a instauração de um inquérito civil público pelo Ministério Público Estadual (MPE) para apurar a falta de médicos, o fechamento da maternidade e problemas no Pronto-Socorro (PS) do Hospital Regional Dr. Osíris Florindo Coelho, na Vila Corrêa, em Ferraz de Vasconcelos. O grupo ingressou com a representação, na segunda-feira, dia 31. A solicitação está reforçada em relatos sobre a situação caótica do Regional e, simbolicamente, por um abaixo-assinado contendo 20.592 mil assinaturas.

Além disso, o movimento formado também por representantes da sociedade civil organizada, sindicatos de trabalhadores, igrejas católicas e protestantes, associações de bairros e por lideranças sociais cobrou dentro do mesmo pedido investigação a respeito  da gestão da saúde primária municipal, assim como, o provável sucateamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da cidade, já que, das oito viaturas disponíveis, cinco estão paradas por falta de manutenção, além de ausência de material comprometendo assim o serviço a população.

Com isso, caso a promotoria pública comprove, de fato, a veracidade dos fatos a mesma poderá ingressar com uma ação civil pública para apurar responsabilidades do governo do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), do prefeito municipal, Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló e demais agentes públicos e políticos envolvidos na questão. Em contrapartida, a promotora Rosana Colletta que recebeu a comissão já antecipou que existe um processo em andamento a cerca do Hospital Regional e o pedido ora apresentado vai contribuir para reforçar a investigação em curso. Por ano, o orçamento aplicado na unidade é de R$90 milhões.

Por tratar-se de um assunto complexo, a promotora pública disse que não existe um prazo para concluir o caso. Além disso, Rosana Colletta aproveitou para enaltecer o trabalho do movimento comandado por Claudio Ramos. Para ela, o ato é uma verdadeira manifestação de cidadania e só comprova a força que o povo possui para pressionar o poder público em geral. Além de Claudio Ramos, os vereadores Maria Simplício Nascimento (PT) e Michael Carneiro Aparecido (PRP), o Maicon do CDHU também apoiam o trabalho.

Pressão

Vereador Claudio Ramos falando a deputado da Comissão da Saúde, da AlespCom a mesma finalidade, ou seja, cobrar providências urgentes a cerca da situação no Regional e na saúde pública municipal, o grupo em defesa do Hospital Regional e da saúde pública local esteve (foto) na Comissão de Saúde, da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), no Ibirapuera, na terça-feira, dia 01, à tarde. Na ocasião, o movimento conversou com a presidente, Telma de Souza (PT) e depois com o colégio de líderes. Por sua vez, os deputados paulistas ficaram surpresos com o número de assinaturas do abaixo-assinado e parabenizaram o povo ferrazense pela iniciativa popular. Os deputados prometeram que vão averiguar o quadro.

Por Pedro Ferreira.