Trechos da Rua João Elói Muniz e da Avenida Maria Joaquina de Abreu, no Jardim Mercedes, na região da Vila Santa Margarida, em Ferraz de Vasconcelos, estão sem iluminação pública há três meses. Por isso, os moradores do bairro clamam por providências junto à empresa concessionária EDP Bandeirante. Na verdade, os postes situados entre os números 16 e 36 e 300 e 360 das respectivas vias públicas precisam ser religados.
Por isso, o vereador David Francisco dos Santos Junior (PSD), o David Junior (foto), requereu que seja encaminhado um ofício à companhia distribuidora de eletricidade exigindo uma solução imediata sobre os problemas relatados pelos moradores. O requerimento com essa finalidade foi aprovado em única discussão na sessão ordinária, na terça-feira, dia 18. Para o parlamentar, a empresa EDP Bandeirante está sendo, no mínimo, negligente com o drama dos munícipes.
No fundo, de acordo com a informação dos habitantes, a falta de luz nos postes nos pontos citados acima começou quando a empresa concessionária de energia elétrica fez a mudança do novo sistema de medição centralizada. “Enfim, eles dizem que os postes ficaram sem alimentação da rede e, portanto, não têm como a firma terceirizada pela Prefeitura Municipal instalar novas luminárias”, desabafou David Junior. Na prática, a escuridão contribui para aumentar a insegurança pública no bairro.
Segundo ele, o fato é que com a ausência de iluminação pública facilitou a vida dos marginais, já que cresceu assustadoramente nos últimos meses o número de roubos, furtos e de invasões de casas, entre modalidades de crimes na região da Vila Santa Margarida. Como consequência natural também aumentou a preocupação das famílias, sobretudo, das que possuem filhos estudando no período noturno. “Em suma, a insegurança reina absoluta no Jardim Mercedes para desespero dos moradores”, diz.
Origem
Em compensação, parece que não são apenas os habitantes do Jardim Mercedes que sofrem com a falta de iluminação pública, após a implantação do modelo de ligação antifurto pela EDP Bandeirante. Drama semelhante também vive os moradores das Vilas Cristina e Jamil e dos Jardins Recanto dos Pássaros e das Flores. Para os vereadores Osni Angelo Pasquarelli (PDT), o Ni, Alexandro Santos Alves Silva (PSC), o Teteco, e Antônio Carlos Alves Correia (Republicanos), o Tonho, a medida afeta a população.
Por Pedro Ferreira, em 20/04/2023.