Mineiro representa Câmara Municipal no lançamento de coleta seletiva no Regional

O vereador Hodirlei Martins Pereira (Cidadania), o Mineiro (1º esq), representou a Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos na cerimônia de lançamento do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde (PGRSS) no Hospital Regional Dr. Osíris Florindo Coelho, na Vila Corrêa, na quinta-feira, dia 21. A solenidade reuniu ainda o prefeito da cidade, José Carlos Fernandes Chacon (Republicanos), o Zé Biruta, e representantes da instituição hospitalar e da área da saúde estadual.

Para Mineiro, o projeto de coleta seletiva de materiais não infectantes no Hospital Regional poderá servir de incentivo para outros órgãos locais e, principalmente, a sociedade em geral. Ainda, segundo ele, a preservação do meio ambiente afeta todo o planeta e, portanto, a comunidade precisa ter consciência da importância de descartar o lixo em pontos apropriados. Por isso, em nome do Legislativo, Mineiro aproveita para parabenizar a iniciativa do Regional. “Na prática, esse projeto mantém o meio ambiente e gera empregos e renda”, comenta Mineiro.

A coleta seletiva de materiais descartáveis não infectantes será feita pela Cooperativa de Catadores Unidos pelo Meio Ambiente (Cruma) situada no bairro de Calmon Viana, em Poá. De acordo com o diretor técnico do Regional, Vanderlei de Almeida Rosa (foto), a presente parceria não terá nenhum custo financeiro para a unidade.  Atualmente, mais 42 hospitais estaduais já aderiram ao Projeto Reciclar e visa atender metas propostas pela Organização das Nações Unidas (ONU) até 2030.

“Portanto, o Reciclar é uma iniciativa do governo estadual objetivando a implantação de um conjunto de ações estratégicas para atender as legislações vigentes, sobretudo, as que abrangem o meio ambiente e saúde”, diz o diretor. Além disso, o Hospital Regional também firmou acordo com uma empresa do ramo de telefonia local para a coleta de pilhas e baterias. O estabelecimento comercial parceiro está localizado na Avenida Brasil, 1.405, no centro. Todos os produtos coletados serão reutilizados.

Por Pedro Ferreira, em 22/11/2019.