Vereador Mineiro homenageia Seu Dário, morador símbolo da Vila São Paulo

Morador conhecido da Vila São Paulo, em Ferraz de Vasconcelos, o aposentado Dário Joaquim de Souza, o popular Seu Dário (foto) acaba de ser homenageado com uma moção de aplauso pela sua longevidade, já que possui 105 anos de idade e pela contribuição e dedicação na prestação de serviços voluntários, sobretudo, no tradicional bairro e na cidade em geral. O tributo de autoria do vereador Hodirlei Martins Pereira (PSD), o Mineiro, foi aprovado, por unanimidade, na sessão ordinária, na terça-feira, dia 18.

Natural do Estado da Bahia, Seu Dário nasceu em 5 de abril de 1918. O aposentado foi casado com Alzira Jardim de Souza (falecida), com quem teve 12 filhos Maria, de 76 anos, Otacília, de 74 anos, Antônio, de 72 anos, Inês, de 69 anos, Esmerinda, de 67 anos, , Vilma, de 65 anos, José Carlos, de 62 anos, Luiz, de 60 anos, Dirceu, de 58 anos, Claudinei, de 56 anos, Isai (falecido aos 81 anos) e Anezina (falecida aos 78 anos). De acordo com Mineiro, apesar da idade avançada, o Seu Dário encontra-se lúcido.

Ainda, segundo o vereador que também reside na Vila São Paulo, o Seu Dário veio morar no bairro ferrazense, em 1983. Na época, já tinha experiência por trabalhar duro na agricultura e, por isso, apesar de habitar a área urbana tratou logo de adquirir um sítio, onde cultivava produtos agrícolas e criava animais. Além disso, o idoso formou um belo pomar e, ao mesmo tempo, tirava o sustento da família. “Portanto, o Seu Dário deu a sua contribuição para o progresso da Vila São Paulo”, explicou Mineiro.

Em razão disso, este ano, o aposentado também foi homenageado por moradores do bairro, ou seja, pelos fundadores da ONG Raízes da Vila, tornando-se assim o patrono da instituição filantrópica, que, por sua vez, realiza um brilhante trabalho social na cidade. No momento, a entidade cuida de 170 crianças. Por outro lado, outra característica marcante do Seu Dário é o seu bom humor e o fato de ser um homem atualizado, isto é, conversar sobre qualquer assunto, porém, principalmente, gosta de contar histórias.

                                                     Iluminado

“Na realidade, o Seu Dário é um ser humano extraordinário e, portanto, é uma honra muito grande poder fazer essa singela homenagem pelos seus 105 anos de idade e por sua trajetória de vida sempre dedicada a ajudar o próximo. Enfim, parabéns Seu Dário por sua garra e carinho”, concluiu Mineiro. A atitude do vereador recebeu os elogios dos colegas Osni Angelo Pasquarelli (PDT), o Ni, Alexandro Santos Alves Silva (PSC), o Teteco, e de Eliel de Souza (PL), o Eliel Fox.

Por Pedro Ferreira, em 19/04/2023.