Para evitar possíveis tragédias como aconteceu, por exemplo, com o incêndio do Museu Histórico Nacional, no ano passado, no Rio de Janeiro, o vereador Antonio Marcos Atanazio (MDB), o Marcos BR (foto) questiona a existência de laudo técnico, o chamado Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) em escolas municipais. O requerimento com esse objetivo foi aprovado, por unanimidade, na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 8.
Segundo ele, esse tipo de documento emitido pelo Corpo de Bombeiros serve para atestar os critérios de segurança e, ao mesmo tempo, para definir os parâmetros relacionados à prevenção de incêndios. Por isso, o vereador considera ser de suma importância verificar se, de fato, as unidades de ensino de Ferraz de Vasconcelos estão seguras nesse quesito. Afinal de contas, garantir a segurança de estudantes e demais servidores deve estar em primeiro lugar.
No documento, Marcos BR solicita a relação de laudos técnicos do Corpo de Bombeiros das escolas municipais, assim como, das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Ainda, de acordo com o parlamentar, os órgãos públicos em geral precisam dar o exemplo de cumprimento da legislação que trata sobre o assunto e não apenas fingir que tanto faz. “Neste caso, não existe espaço para improvisos e, portanto, queremos passar essa questão a limpo”, diz Marcos BR.
Além disso, dentro do mesmo pedido de informação, o vereador cobra o encaminhamento da lista de extintores instalados em cada escola municipal e nos postos de saúde levando em consideração, sobretudo, os respectivos prazos de validade dos equipamentos de prevenção contra incêndio. Como o requerimento deverá ser enviado nos próximos dias, o Poder Executivo terá 15 dias contados a partir do recebimento para responder aos questionamentos.
Por Pedro Ferreira, em 09/04/2019.