Marcos BR quer a transferência de posto para o ex-prédio da Etec

Com a transferência da Escola Técnica Estadual (Etec) do imóvel situado na Avenida Governador Jânio Quadros, 2.000, na Vila Jamil, para o prédio onde também  funcionará a Faculdade de Tecnologia (Fatec), no Jardim São João, o antigo espaço poderá abrigar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), ou seja, o atual posto localizado na Rua Moreira Neto iria para o local. Essa sugestão será feita a municipalidade pelo vereador Antonio Marcos Atanazio (MDB), o Marcos BR (foto). O texto poderá ser lido na sessão ordinária, nesta quinta-feira, dia 8, às 10h.

Segundo ele, a provável mudança de endereço da UBS faz-se necessária porque a atual sede alugada pelo Poder Executivo apresenta problemas em sua estrutura física, além de ser bastante pequena para acomodar todos os equipamentos. Além disso, com a transferência, a administração da cidade poderia também economizar um bom dinheiro deixando de pagar a locação do imóvel. “Portanto, não faltam motivos positivos para o governo municipal adotar a nossa proposta”, aponta Marcos BR.

Como exatamente há um ano, o parlamentar propôs a transformação da ex-sede da Etec (foto) em uma creche e em uma Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei), ele acredita que por ser o lugar próprio espaçoso não vê nenhum problema em conciliar também um posto de saúde. Para ele, a instalação de um Centro de Educação Infantil (CEI) para atender crianças de zero a três anos e 11 meses e de uma escolar infantil para as de quatro a cinco anos e 11 meses é uma reivindicação antiga da comunidade residente na região da Vila Jamil.

Hoje, a falta de escolas públicas locais no bairro obriga alunos do (fund I) a irem  até a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Quirino Carneiro Renno, na Vila São Geraldo, em Guaianases. No momento, na Vila Jamil existe apenas a Escola Estadual Dr. José Eduardo Vieira Raduan que atende do 6º ao 9º ano (fund II) e ensino médio. “É, de fato, uma região carente de creche e de pré-escola”, enumera Marcos BR. Ele ressalta ainda que a Prefeitura da cidade assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a justiça para construir uma creche no bairro.

Por Pedro Ferreira, em 07/02/2018.