Marcos BR não desiste de reaproveitamento de prédio

Apesar da resistência da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, o vereador Antonio Marcos Atanazio (MDB), o Marcos BR (foto) promete continuar insistindo no reaproveitamento do antigo prédio da Escola Técnica Estadual (Etec), na Avenida Jânio Quadros, 2.000, na Vila Jamil. No local abandonado desde o início do ano, ele quer a transferência do posto de saúde situado na Rua Moreira Neto, no mesmo bairro, do Pronto Atendimento Infantil (PAI) que funciona nas imediações e a instalação de uma base fixa da Guarda Civil Municipal (GCM).

Na verdade, casos as medidas sugeridas por Marcos BR, em fevereiro, tivessem sido adotadas pela municipalidade teriam evitado a depredação do prédio por vândalos. O pior que é a cada dia que passa aumenta o desmonte do patrimônio público construído, em 2006. No fundo, da ex-sede da Etec que atendeu no local durante dez anos até mudar-se para o Jardim São João não existe nenhum pedaço intacto  (foto), ou seja, os marginais permanecem destruindo quase tudo que ainda resta da estrutura física. Além disso, a edificação em ruína também serve de abrigo a usuários de droga.

Com isso, quanto mais tempo sem a reutilização do imóvel, mais dinheiro público precisará ser aplicado para recuperar o espaço. Por outro lado, Marcos BR lamenta que o pessoal da Etec tenha mantido agentes de segurança privada no local durante mais 15 dias, após deixar o antigo prédio e comunicar a sua saída para a administração da cidade, mas o Poder Executivo sequer designou guardas municipais para garantir a preservação do patrimônio, o que só demonstra a falta de compromisso com a coisa pública. Com a mudança do PAI (foto) e do posto haveria uma economia anual de R$70 mil com o pagamento de aluguel.

Inicialmente, o emedebista propôs a implantação de uma creche e de uma pré-escola. Para custear os serviços da adaptação o vereador apresentou inclusive uma emenda impositiva de R$200 mil ao orçamento vigente, todavia, nada disso fora suficiente para convencer o governo municipal a fazer algo para levar os dois equipamentos públicos para o bairro da Vila Jamil. Em função da inoperância do governo local em investir a verba obrigatória, Marcos BR não descarta a possibilidade de ingressar na justiça com a uma ação por improbidade administrativa.

Por Pedro Ferreira, em 24/05/2018.