Em busca de uma solução definitiva para o problema do transbordo de lixo nas dependências do Cemitério do Cambiri, no Parque Imperial, em Ferraz de Vasconcelos, o vereador Luiz Tenório de Melo (PR) conheceu a instalação de equipamento semelhante no bairro da Volta Fria, em Mogi das Cruzes, na manhã desta sexta-feira, dia 29. Na visita, ele (foto-2º esq) estava acompanhado do secretário municipal de Serviços Urbanos de Ferraz, Marcelo Petegrosso Pereira e do vereador mogiano, Emerson Rong, o Emerson do Posto (PR).
No local, onde a empresa CS Brasil do grupo Júlio Simões faz a transferência diária de lixo domiciliar e depois transporta para a Unidade de Tratamento e Gestão de Resíduos Sólidos (UTGR), em Jambeiro, no Vale do Paraíba, há mais de 200 km, a comitiva ferrazense pôde constatar que a área de transbordo mogiana ao contrário da de Ferraz de Vasconcelos encontra-se localizada num espaço apropriado e, portanto, sem causar impacto a sua vizinhança. Mesmo assim, o local passa por reforma.
O secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcelo Petegrosso disse que a situação existente no município não tem a mesma chance de arranjar uma solução como aconteceu, em Mogi das Cruzes, já que, não existem áreas disponíveis na cidade para abrigar tal finalidade. Em todo caso, ele afirmou que a Prefeitura Municipal está tentando encontrar uma área adequada para fazer a mudança do local de transbordo que tanto incomoda os moradores do Parque Imperial.
Segundo ele, por tratar-se de um município repleto de Áreas de Proteção Permanente (APPs) o grau de dificuldade é ainda maior. Por isso, Marcelo Petegrosso apela para a compreensão da comunidade. Todo o lixo coletado na cidade é levado para o Centro de Disposição de Resíduos (CDR) Pedreira, em Mairiporã. Morador há 29 anos no Parque Imperial, o motorista Mauro José Soares garantiu que o transtorno é geral com a presença da área de transbordo no bairro. “Não suportamos mais”, diz.
Contato
Por sua vez, Luiz Tenório destacou que apesar de obstáculos a Prefeitura Municipal precisa resolver o problema do transbordo no Parque Imperial. “Vou continuar auxiliando os moradores e o governo local a transferir o despejo de lixo daquele bairro para um lugar, devidamente, apropriado”, revela Luiz Tenório (foto-2º esq), que antes de ir a Volta Fria passou primeiro no gabinete do colega de partido, Emerson do Posto, no Centro Cívico. Ele agradece a hospitalidade do companheiro e do pessoal da empresa CS Brasil.
Por Pedro Ferreira.