You are currently viewing Lei da prestação de contas pela Promoção entra em vigor

Lei da prestação de contas pela Promoção entra em vigor

Vereador Claudio Ramos (PT) tem lei sancionada pelo Poder ExecutivoA obrigatoriedade para a apresentação de um relatório semestral pela Secretaria Municipal de Promoção e desenvolvimento Social de Ferraz de Vasconcelos em audiência pública a Câmara Municipal entrou em vigor a partir desta sexta-feira, dia 18, com a promulgação da lei nº 3.256, de 11 de setembro deste ano. A referida prestação de contas pela área de assistência social do município é fruto de um projeto de lei de autoria do vereador petista (foto) Claudio Ramos Moreira. O texto tinha sido aprovado pelo plenário no final de agosto.

De acordo a matéria ora sancionada pelo Poder Executivo, o relatório de prestação de contas e de gestão municipal de assistência social terá de contemplar os seguintes tópicos: programação e execução física e financeira do orçamento, de projetos, de planos e de atividades; demonstrativo de aplicação de todos os recursos financeiros usados no Suas no período transferidos de fontes estadual e federal e aqueles oriundos de verbas próprias e planilhas de acompanhamento e avaliação das ações e serviços de assistência social efetuados.

Neste caso, o levantamento precisa apontar os resultados alcançados, registro de produção das ações de proteção social básica ou especial; relação dos equipamentos de assistência social e de recursos humanos; análise prospectiva do setor na cidade; quadro demonstrativo dos serviços prestados, diretamente, pela Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social por intermédio de rede contratada ou conveniada; número de contratos e convênio firmados e a quantidade de pagamentos de encargos trabalhistas feitos por entidades parceiras e contratadas.

A norma prevê ainda que toda a documentação relativa aos relatórios de prestação de contas e de gestão municipal da assistência social será considerada documentos públicos de livre acesso e ficarão disponíveis para qualquer tipo de consulta pública por, no mínimo, cinco anos. A mesma coisa o projeto de lei estabelece, no tocante, a parte contábil, fiscal e administrativa. Além disso, o relatório semestral ficará disponível no site oficial da municipalidade. Para Cláudio Ramos, a sua proposta visa aprimorar os mecanismos de controle pelo Legislativo e pela sociedade ferrazense de um modo geral.

Por Pedro Ferreira.