Juracy ataca parceria entre a Prefeitura e o Regional

Vereador Juracy (PMDB) desaprova acordo entre Executivo e o RegionalO fechamento da parceria entre a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos e o Hospital Regional Dr. Osíris Florindo Coelho, na Vila Corrêa, em que o município se compromete a assumir, integralmente, o atendimento de pediatria de baixa complexidade pode acabar frustrando a população local tendo em vista a rede básica de saúde não ter profissionais suficientes para suprir toda à demanda. O alerta foi dado pelo vereador e ex-secretário municipal da Saúde (foto) Juracy Ferreira da Silva (PMDB), na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 23. Ele classificou a reunião, na semana passada, que selou o acordo como uma “mentirinha”.

Na Tribuna da Casa, Juracy que faz parte do mesmo partido do prefeito em exercício, José Izidro Neto demonstrou total incredulidade em relação ao sucesso do acordo fechado entre a municipalidade e a direção do Hospital Regional. Para ele, o chefe do Poder Executivo pode estar criando uma mera expectativa na comunidade, ou seja, uma ilusão, já que, dificilmente, a mãe que procurar um posto de saúde local cujo filho apresente febre alta será atendida como deveria ser. “Além da falta de pediatras, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) não funcionam 24h e, portanto, os pais da criança terão de bater a porta do Regional no período noturno”, diz Juracy.

Ainda, de acordo com ele, essa parceria firmada escancara de vez que o Regional está fechando as portas ao público infantil e, ao mesmo tempo, escamoteando a sua carência gravíssima de especialistas, entre eles, pediatras, já denunciada por ele. “Afinal de contas, somente nos primeiros quatro meses deste ano, a unidade hospitalar orientou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros, ambos da cidade a não levarem pacientes crianças 43 dias alternados, o que é um verdadeiro absurdo” esbraveja Juracy. O restante dos usuários também sofreu no período e continua padecendo a falta de ortopedistas (25 dias) e de ginecologistas (25 dias), entre outros, profissionais.

Juracy aponta outro fato preocupante que é a demora de 20 a 30 dias para o paciente em geral agendar uma simples consulta num posto de saúde. Por isso, o vereador acredita que a UBS serve, basicamente, para orientar o usuário a procurar o atendimento correto em hospitais. Juracy acrescentou também que por ser uma cidade carente mais de 80% de sua gente depende do Sistema Único da Saúde (SUS) e, neste caso, cabe ao poder público propiciar os meios necessários para assegurar o cumprimento desse direito sagrado do cidadão. O peemedebista pediu a Casa para cobrar uma explicação do Poder Executivo sobre o acordo com o Regional.

Por Pedro Ferreira.