No mês dedicado a prevenção do suicídio no país, o chamado Setembro Amarelo, o vereador José Juca de Araújo Neto (Podemos), o Juca do São Judas, usou a tribuna da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, na terça-feira, dia 12, para falar sobre a importância da campanha de conscientização a respeito do assunto. Segundo ele, o mundo moderno pode estar contribuindo para que as pessoas sofram de ansiedade e depressão e, com isso, em momento de desespero atentem contra a própria vida. Para especialistas, o suicídio é um fenômeno multifatorial.
Na ocasião, o parlamentar aproveitou o momento para alertar sobre a pouca quantidade de psicólogos e psiquiatras na rede básica de saúde municipal e, com isso, o atendimento acaba sendo bastante demorado. No fundo, a cidade dispõe apenas de um único Ambulatório de Saúde Mental instalado no prédio da Unidade Básica de Saúde (UBS), na Vila Santo Antônio e de dois Centros de Atenção Psicossocial (Caps), no Jardim Dayse e no Sítio Paredão.
Por outro lado, Juca do São Judas admitiu que evitar o suicídio não é uma tarefa fácil, mas o processo de conscientização em massa como, por exemplo, o Setembro Amarelo, criado no Brasil em 2015, tem sido decisivo para mudar a incidência desta triste realidade. “Na realidade, o suicídio pelo visto só chama mais a atenção quando infelizmente acontece com uma pessoa próxima da gente, no entanto, a sociedade precisa estar ciente que o problema afeta a todos”, comentou o vereador.
Em Ferraz de Vasconcelos, a campanha Setembro Amarelo começou a fazer parte do calendário oficial de eventos da cidade, com a lei municipal nº3.456, de 28 de abril de 2022. O texto é de autoria do vereador Alexandro Santos Alves Silva (Podemos), o Teteco. A matéria prevê inclusive uma caminhada anual sobre o tema no último domingo do citado mês. No período, a Secretaria Municipal da Saúde promove diversas atividades alusivas à prevenção do suicídio nos postos de saúde.
Origem
O movimento surgiu em 1994, nos Estados Unidos, motivado pelo suicídio do jovem Mike Emme, de apenas 17 anos. Por isso, a data da morte em 10 de setembro passou a ser oficialmente adotada como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Hoje, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti-estigma do planeta. Em 2023, o tema é: “Se Precisar, Peça Ajuda”. No ano passado, o Brasil registrou 16.262 suicídios, uma média de 44 por dia, contra 14.475, em 2021.
Por Pedro Ferreira, em 13/09/2023.