Inha quer trecho inicial da Avenida XV de Novembro transformado em calçadão

O trecho da Avenida XV de Novembro compreendido entre o seu início no entroncamento com a Avenida Brasil até com os das Ruas Otávio Rodrigues Barbosa e Pedro Fanganiello, no centro, poderá ser transformado num calçadão, em breve. A ideia está sendo articulada junto ao prefeito da cidade, José Carlos Fernandes Chacon (Republicanos), o Zé Biruta, pelo vereador Flavio Batista de Souza (Podemos), o Inha. Ele (foto) abordou esse assunto durante a sessão ordinária, na segunda-feira, dia 1º.

Para ele, como a cidade não possui um shopping center o fechamento de uma pequena extensão da Avenida XV de Novembro (foto) para o fluxo de automóveis serviria para fomentar o comércio em geral. Aliás, o vereador aproveitou o momento para cobrar a reabertura gradual de lojas levando em consideração todos os protocolos recomendados por autoridades sanitárias para evitar o contágio da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Como solução para o trânsito no local, Inha sugere, por exemplo, que o itinerário da linha de ônibus até o Cambiri seja mudado para a Rua Otávio Rodrigues Barbosa e o ponto de táxis para vias públicas nas proximidades. Além disso, esses profissionais também poderiam ser transferidos em caráter excepcional para o estacionamento dentro do supermercado Veran. Já o serviço de carga e descarga continuaria sendo realizado no período noturno.

Por ter ciência de que a sua sugestão pode enfrentar inúmeras resistências a começar pelo próprio gestor local e, sobretudo, de representantes do Veran, Inha acredita que a criação do calçadão seria um treinamento para o futuro da cidade. “Trata-se de uma iniciativa que pode parecer algo fora de lógica, hoje, porém, não custa nada pensar nessa possibilidade. A propósito, já abordei de leve esse tema com o prefeito, mas ele não deu bola”, admite. O parlamentar promete continuar insistindo no projeto.

Sonho antigo

No fundo, implantar um calçadão no mesmo trecho da Avenida XV de Novembro (foto) não representa uma novidade, já que durante a segunda gestão do então prefeito, Jorge Abissamra (PSB), o Dr. Jorge, de 2009 a 2012, um plano igual chegou a ser estudado, no entanto, ficou apenas no processo de alargamento dos passeios públicos, ou seja, na revitalização. Naquele período, Inha ocupava o cargo de vice-prefeito. “Na época, o Dr. Jorge queria criar um boulevard, mas desistiu”, conclui. Ele acrescenta que em 2002 apresentou indicação nesse sentido, contudo, por pressão política a ideia não vingou.

Por Pedro Ferreira, em 0406/2020.