Inha analisa a importância do voto do eleitor em candidatos da cidade

O presidente da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, vereador Flavio Batista de Souza (Pode), o Inha (foto), fez uma reflexão política sobre a importância de o eleitor da cidade votar em candidatos a deputados estaduais e federais locais, na sessão ordinária, na terça-feira, dia 4. Segundo ele, a vitória do atual deputado estadual Rodrigo Gambale (Pode) para a Câmara dos Deputados, com mais de 108 mil votos, é um exemplo claro dessa guinada. No domingo, Gambale recebeu quase 30 mil dos ferrazenses.

Em contrapartida, o outro candidato da dobradinha municipal, vereador Álvaro Costa Vieira (Pode), o Kaká, apesar de ter sido muito bem votado no contexto geral no Estado de São Paulo, obtendo mais de 47 mil votos não conseguiu conquistar uma das 94 cadeiras da Assembleia Legislativa (Alesp). Na prática, de acordo com os dados da justiça eleitoral, faltaram um pouco mais de seis mil votos para que o representante ferrazense ganhasse o pleito. Com isso, ficou na terceira suplente do partido.

Por isso, Inha acredita que se o eleitor local fosse mais consciente para eleger um candidato nato da sua cidade, ou seja, favorecendo o próprio cidadão por trazer recursos financeiros, o resultado seria bem diferente, como já ocorre com o Gambale. “No caso atual, já imaginou uma vitória nas urnas da dupla como seria ideal para Ferraz demonstrar, de fato, a sua força na representação política”, diz. Na região, o modelo clássico é a pacata Guararema que há anos elege um deputado estadual e federal, isto é, André do Prado e Marcio Alvino, ambos do PL.

No caso específico do comportamento do eleitorado ferrazense que colabora para confirmar a tese levantada pelo vereador Inha, é o número de votos brancos e nulos para deputado estadual, no domingo. Na ocasião, 11.427 munícipes votaram em branco e 8.340 anularam o voto. Uma pena tendo em vista que esses sufrágios teriam cruciais para eleger o Kaká ou até mesmo o próprio Dr. Rafuzinho (PL). Além disso, mais de 26,8 mil moradores deixaram de ir às urnas, ou seja, se abstiveram, de um total de 133,6 mil eleitores.

Em todo caso, o presidente avalia que Rodrigo Gambale e Kaká são vencedores e, portanto, a semente política está plantada. Além disso, Inha salientou que a vitória de Gambale aumenta ainda mais a sua responsabilidade. Ele também destacou o empenho da prefeita, Priscila Gambale (PSDB) nas eleições. Por outro lado, o vereador acha legítimo as lideranças políticas locais fazerem campanha para candidatos de fora da cidade. “No passado, eu mesmo já fiz isso”, concluiu.

Por Pedro Ferreira, em 05/10/2022.