Apoiador da decisão, o presidente da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, Flávio Batista de Souza (Podemos), o Inha, festeja a nomeação da servidora pública de carreira, Kelly Hungria D’Ávila Cordeiro (foto), como secretária local da Saúde. A efetivação da funcionária que exercia o cargo interinamente foi publicada no Boletim Oficial do Município (BOM), na quinta-feira, dia 15.
Para Inha, trata-se de um ato administrativo correto da prefeita, Priscila Gambale (PSD), já que Kelly Hungria possui todos os requisitos profissionais exigidos para o preenchimento do cargo. Ainda, de acordo com o presidente da Casa, a citada funcionária que comandava a pasta da Saúde com muita competência e, portanto, a nomeação dela foi apenas uma consequência positiva do seu trabalho.
“Na verdade, avalio como um reconhecimento a Kelly Hungria por parte da gestora”, assegurou. O presidente, por sua vez, ressalta que a livre nomeação e exoneração dos cargos em comissão é um ato discricionário, ou seja, é uma atribuição exclusiva da chefe do Poder Executivo. Na prática, esse mecanismo legal permite ao gestor público trocar o ocupante do cargo a qualquer momento.
Por outro lado, Inha (foto) destaca que desde a gestão anterior, Kelly Hungria exerce o papel de secretária da Saúde mesmo não sendo oficialmente a titular do cargo. Na época, a sua função de origem era o de diretora de Departamento, mas sempre que requisitada representava muito bem a atribuição de chefe da pasta da Saúde. Aliás, por diversas vezes, ela apresentou a prestação das contas quadrimestrais do órgão no Legislativo.
Por Pedro Ferreira, em 16/04/2021.