Homenagem a protetores de animais é aprovada em 1º turno

A Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos aprovou em primeira discussão o projeto de resolução que dispõe sobre a concessão da “Medalha São Francisco de Assis” para protetores de animais. A votação do texto dos vereadores José Aparecido Nascimento (PT), o Aparecido Marabraz (foto) e Claudio Roberto Squizato (PSB) ocorreu na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 19. Com isso, a matéria volta a pauta em segundo turno na próxima segunda-feira, dia 26, a partir das 18h.

Segundo o projeto de resolução, a entrega da presente honraria será feita durante sessão solene da Câmara Municipal. Na prática, o tributo será concedido por decreto legislativo e deverá atender, obrigatoriamente, a seguinte exigência: vir acompanhado da biografia da entidade ou do cidadão homenageado demonstrando assim a sua ligação aos serviços prestados à comunidade, cargos ocupados e comprovada dedicação à causa animal.

O texto estabelece ainda como critério que a honraria será entregue uma vez por ano sempre no mês de outubro, ou seja, no período associado ao padroeiro São Francisco de Assis. A referida medalha será confeccionada em metal dourado, medindo seis centímetros de diâmetro e três milímetros de espessura  contendo o perfil do frade franciscano, contornada com a seguinte inscrição: “Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos-medalha de mérito São Francisco de Assis”. Já no verso da medalha constará ainda o brasão do município.

Claudio Squizato, por sua vez, criticou a falta de uma política pública voltada a garantir a assistência e a proteção de animais, principalmente, dos que vivem nas ruas apesar de admitir alguns avanços na atual gestão e, sobretudo, por conta do papel decisivo de entidades filantrópicas e de voluntários locais. “Na realidade, a nossa cidade ainda não cuida como deveria de cães e gatos abandonados, assim como, possui um atendimento bastante tímido na área de saúde animal”, lamenta o socialista. O vereador luta ainda pela construção de um Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), na cidade.

Por Pedro Ferreira, em 20/08/2019.