O grupo em defesa do Hospital Regional Dr. Osíris Florindo Coelho, na Vila Corrêa, em Ferraz de Vasconcelos fará mais uma ofensiva para pressionar o governo estadual a pelo menos tentar melhorar a situação caótica porque passa a unidade. Na próxima segunda-feira, dia 07, às 10h, o movimento liderado pelo vereador Claudio Ramos Moreira (PT) promove um abraço simbólico ao Regional. A expectativa é que o protesto reúna mais de duas mil pessoas descontentes com os desmandos. O grupo é responsável pela coleta de 20.592 assinaturas pedindo providências urgentes.
Na segunda-feira, dia 31, o grupo protocolou pedido para a possível abertura de um inquérito civil público pelo Ministério Público Estadual (MPE), no Fórum, no Tanquinho. A iniciativa poderá resultar numa ação civil pública para apurar viáveis responsabilidades do governador, Geraldo Alckmin (PSDB) e de demais agentes ligados à gestão do Regional. Além disso, caso, de fato, a promotoria pública comprove, de fato, os caos na unidade, assim como, falhas na atenção à saúde básica por Ferraz, o prefeito, Acir Filló dos Santos (PSDB), o Acir Filló, também pode ser punido.
Não contente com a solicitação ao MPE, o movimento reuniu-se ainda com a presidente da Comissão de Saúde, da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), deputada, Telma de Souza (PT) e demais membros, na terça-feira, dia 01. Na ocasião, o movimento também manteve contato com o Colégio de Líderes da Casa. De um modo geral, os deputados estaduais ficaram estarrecidos com o drama existente no Regional. Além de políticos, o movimento é formado por representantes da sociedade civil, sindicatos de trabalhadores, igrejas católicas e protestantes, associações de bairro e lideranças sociais.
No caso específico do apoio político, além de Claudio Ramos, também participam do grupo os vereadores Maria Simplício Nascimento (PT) e Michael Carneiro Aparecido (PRP), o Maicon do CDHU. O movimento conta ainda com a presença do ex-vereador local, José Aparecido Nascimento, o Aparecido Marabraz, o presidente do Conselho Municipal de Saúde (Comus-FV), José Juvenal dos Santos, o Juca, a vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde do Estado de São Paulo (Sindsaúde), Cleonice Ferreira Ribeiro e a diretora regional no Alto Tietê, Kátia Aparecida dos Santos, entre outras, lideranças.
Por Pedro Ferreira.