You are currently viewing Grupo de vereadores debate problemas da Saúde com secretário

Grupo de vereadores debate problemas da Saúde com secretário

Um grupo de vereadores discutiu os problemas vividos pelo setor da Saúde durante reunião com o titular da pasta, Aloísio Lopes Priuli (fundo), na terça-feira, dia 30, na sede do órgão, na Vila Romanópolis. Participaram da audiência, o suplente empossado, Alvaro Costa Vieira (PSL), o Kaká, Antonio Marcos Atanazio (MDB), o Marcos BR, Renato Ramos de Souza (PPS), o Renatinho Se Ligue e Claudio Roberto Squizato (PSB). O encontro foi articulado por Kaká.

Na ocasião, os parlamentares e o secretário da Saúde abordaram, principalmente, os temas relacionados à estrutura física da maioria das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), entre elas, as das Vilas Jamil e Santo Antônio. A primeira apresenta infiltrações e vazamentos e, por isso, o prédio alugado na Rua Moreira Neto necessita passar por reforma urgente. Já a segunda sofre com a onda de vandalismo, ou seja, com a falta de segurança. No caso da Vila Jamil, a pasta tenta arrumar outro lugar para abrigar o posto.

 Em compensação, na atualidade, o maior drama, de acordo com a própria Secretaria refere-se à situação da UBS Antônio Nhan, no Jardim Luiz Mauro, que também responde pela Estratégia da Saúde da Família (ESF). Hoje, o prédio está fechado para reforma e o atendimento ocorre num espaço provisório alocado na Rua Senador José Ermírio de Moraes, 270, no Cidade Kemel. O edital da obra orçada em R$110 mil continua aberto até o dia 14 de novembro.

Já a ESF no Jardim São Lázaro, na Vila Santa Margarida padece com a falta de um elevador, ou seja, não tem acessibilidade. A Prefeitura tenta um acordo com o dono do imóvel para instalar o equipamento, mas até agora não obteve sucesso. Em relação ao antigo Pronto Atendimento Infantil (PAI), desativado desde agosto para reforma expectativa é que a unidade seja reinstalada ao lado do Centro de Especialidades Médicas (CEM), no centro. Os pediatras foram transferidos para UBS no CDHU.

                                               Prioridade

Por sua vez, o então suplente empossado Kaká (foto) cuja passagem pelo Legislativo terminou, exatamente, na terça-feira, procurou priorizar a fiscalização nos postos de saúde. Na realidade, ele visitou a boa parte das unidades. Além disso, apresentou o projeto de lei que obriga a divulgação do disque 180 que combate a violência contra a mulher, por estabelecimentos comerciais. Na Casa, Kaká substituiu o titular, Ananias Coelho Neto (PSL), o Neto Cambiri que pediu licença por 15 dias para cuidar da saúde.

Por Pedro Ferreira, em 31/10/2018.