Ferraz possui 765 crianças à espera de vaga em creche na cidade, diz pasta da Educação

De acordo com a Secretaria Municipal da Educação, Ferraz de Vasconcelos possui uma fila de espera por creches de 765 crianças, porém, em torno de 300 vagas encontram-se disponíveis para os interessados. Na prática, segundo o órgão, essa diferença acontece devido a divisão de unidades, isto é, a localização delas no perímetro urbano da cidade. Em suma, há bairros onde a demanda por vagas está abaixo da oferta.

Em contrapartida, a mesma coisa não ocorre em relação à ausência de creches situadas no CDHU, Parque São Francisco e Vila Jamil. Na verdade, os três bairros registram a maior demanda reprimida até a presente data. No fundo, essa situação negativa já foi inclusive questionada pelo Ministério Público (MP) tem tirado o sono da pasta de Planejamento Urbano, responsável por encontrar áreas devidamente documentadas.

Com isso, o Palácio da Uva Itália não consegue construir ou alugar imóveis para abrigar creches. Para a titular da Educação, Paula Trevizolli, apenas no ano passado o setor atendeu 3.756 crianças de zero a três anos de idade. Além disso, a secretária (foto) acrescentou ainda que ainda este ano deverá ser inaugurada a unidade recém-construída no Jardim Ferrazense.

As informações foram divulgadas durante audiência pública presencial e virtual (foto) para a prestação de contas da Educação das atividades desenvolvidas e investimentos na área em 2021, na Câmara Municipal, nesta quarta-feira, dia 22. No total, a cidade tem 47 escolas municipais próprias e 16 conveniadas com o terceiro setor. No ano passado, foram atendidos 20.677 estudantes na rede municipal de ensino.

Números

No tocante a aplicação de recursos financeiros no setor, a Secretaria Municipal da Educação desembolsou de verba própria, ou seja, de um mínimo constitucional obrigatório de 25% da receita local, o montante de R$63,9 milhões. Por sua vez, de repasse do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb)a cifra atingiu a bagatela de R$115 milhões.

Por Pedro Ferreira, em 22/06/2022.