Dado oficial da Secretaria da Educação de Ferraz de Vasconcelos revela a existência de 2.123 crianças na fila de espera por creches na cidade. O número faz parte da resposta a um requerimento recentemente aprovado pela Câmara Municipal. Para o autor do questionamento, vereador, José Aparecido Nascimento (PT), o Aparecido Marabraz (foto), essa quantidade apresentada talvez não traduza toda a realidade, já que muitos pais sequer procuram vaga.
Já para reduzir os impactos negativos de crianças de seis meses a três anos e 11 meses fora de creche, o Executivo garante que pretende construir um Centro de Educação Infantil (CEI), na Avenida José do Patrocínio, na Vila Santo Antônio, na Avenida Presidente Castelo Branco, no Núcleo do Itaim, e na Rua Euclides da Cunha, no Parque São Francisco. Mesmo assim, Aparecido Marabraz acha uma medida insuficiente.
No ofício enviado para o Poder Legislativo, a administração da cidade informa ainda que nos últimos dois anos, aumentou em 934 a quantidade de vagas na educação infantil, porém, o governo local deixa claro que essa lista de espera por creche não é uma exclusividade de Ferraz de Vasconcelos, mas do restante do país, em geral. Em todo caso, para Aparecido Marabraz, não adianta em nada generalizar o problema.
Em suma, a cidade precisa enfrentar, de fato, a sua deficiência em relação ao atendimento de crianças em creches, conforme determina a legislação em vigor como, por exemplo, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Além disso, o petista critica o fato de todas as vagas abertas pela atual gestão serem feitas por meio de parcerias, ou seja, por creches conveniadas e não via direta.
Por Pedro Ferreira, em 13/03/2019.