Fechamento de base comunitária provoca apreensão no centro

A notícia ainda não confirmada oficialmente da possível desativação da Base Comunitária da Polícia Militar (PM) instalada na Praça da Independência (foto) no centro de Ferraz de Vasconcelos desde 1998 predominou na maior parte dedicada ao expediente da sessão ordinária da Câmara Municipal, na segunda-feira, dia 21. O assunto teve como estopim o requerimento do vereador, Alexandre Barboza dos Santos (PDT), o Professor Xandão.

Nele, pedessista pede que seja enviado um ofício ao comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar sediada na Vila Romanópolis, capitão Roberto Leandro da Cruz solicitando informações sobre a retirada do efetivo e o consequente fechamento da base comunitária. Ainda, de acordo com o documento aprovado, por unanimidade, pelo plenário da Casa, o fim da presença ostensiva de soldados no local deixou a região central da cidade vulnerável à ação de meliantes.

Com isso, o maior temor é que aconteça um aumento da criminalidade. Para o vereador Xandão, o serviço de segurança pública prestado pela corporação é de suma importância para manter a sensação de proteção ao cidadão, em geral, em todo o entorno da Praça da Independência, principalmente, aos comerciantes e consumidores. Por isso, o parlamentar (foto) acredita que a provável suspensão do trabalho preventivo da PM precisa ser bem esclarecida a sociedade ferrazense.

Já José Aparecido Nascimento (PT), o Aparecido Marabraz quer inclusive que o Legislativo agende uma audiência com o comandante da 3ª Companhia para discutir a situação. Também criticaram a desativação da base fixa, na Praça Independência,  Antonio Marcos Atanazio (MDB), o Marcos BR, Claudio Roberto Squizato (PSB), Hodirlei Martins Pereira (PPS), o Mineiro, Claudio Ramos Moreira (PT) e Flavio Batista de Souza (PTB), o Inha.

Por Pedro Ferreira, em 22/05/2018.