Fábio Wuhalla coloca o futebol de várzea no calendário oficial de datas e eventos

A prática do desporto amador, notadamente, o tradicional o futebol de várzea costuma movimentar os campos de terra batida na maioria das vezes sem o mínimo de estrutura física, sobretudo, aos finais de semana e feriados nas periferias das cidades brasileiras. Além disso, o chamado “terrão” seguramente já deve ter contribuído para o surgimento de inúmeros craques na história do futebol nacional.

Entre eles podem ser citados o atual atacante do Flamengo, Bruno Henrique que foi descoberto pelo Cruzeiro, aos 21 anos, quando jogava no Inconfidência no bairro Concórdia, em Belo Horizonte, e Leandro Damião que atuou pelo Internacional, de Porto Alegre, antes de bater bola no Jardim Ângela, na zona sul da capital paulista. A lista inclui ainda o capitão do penta em 2002, Cafu, que saiu do Morro Branco, em Itaquaquecetuba.

Por isso, em razão da sua importância para manter viva a paixão pelo futebol e, principalmente, por talvez ser uma das únicas fontes de lazer e, ao mesmo tempo, incentivo para a realização de atividade física mesmo que de maneira esporádica, Ferraz de Vasconcelos vai instituir o “Dia Municipal do Futebol de Várzea” no seu calendário oficial de datas e eventos. O evento será celebrado anualmente no dia 30 de junho.

Segundo o autor da proposta, vereador Fábio Farias de Oliveira (União Brasil), o Fábio Wuhalla (foto), a sua iniciativa inédita na cidade visa valorizar os times amadores e, consequentemente, os jogadores não profissionais locais. O texto tramita na Câmara Municipal desde o final do mês passado, porém, ainda não existe uma data marcada para ser votado em dois turnos pelo plenário da Casa.

Por Pedro Ferreira, em 17/05/2022.