Indignado com alguns munícipes que insistem em jogar entulho, sobretudo, em vias públicas próximas as entradas da cidade, o presidente da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, vereador (foto) Luiz Fábio Alves da Silva (PSDB), o Fabinho, quer que a Prefeitura Municipal promova um concurso público para à contratação de pelo menos 30 guardas civis para combaterem a ação de vândalos nesses pontos estratégicos. Para ele, o povo ordeiro não suporta mais tanto descaso contra o patrimônio público.
Em discurso na Tribuna, na sessão ordinária, na terça-feira, dia 15, Fabinho disse que a sujeira que toma conta das principais vias de acesso à cidade acaba envergonhando as pessoas, principalmente, tratando-se de visitantes. Segundo ele, a limpeza do município de um modo geral precisa ser uma atitude permanente do governo municipal, já que, lamentavelmente, certos moradores procuram depositar lixo em qualquer lugar.
Na prática, o presidente da Câmara Municipal avalia que falta a devida conscientização por parte da população. Além disso, Fabinho adianta que o poder público, por sua vez, tem de dar o exemplo, ou seja, cuidar, corretamente, do seu patrimônio. Por isso, ele acredita que a saída para, no mínimo, atenuar esse comportamento deplorável de alguns habitantes seria a Prefeitura da cidade aumentar a fiscalização nas fronteiras do município por meio de guardas civis municipais e, ao mesmo tempo, promover a preservação do patrimônio público em geral.
“O governo atual pode estar errando ao afrouxar a fiscalização, assim como, administrações anteriores falharam. Afinal, uma cidade bem cuidada depende da ação de todos e não como vem acontecendo no momento. No fundo, hoje, o Poder Executivo tenta fazer o seu papel, mas, pelo visto não está conseguindo, no tocante, a limpeza pública”, comenta Fabinho. O presidente afirmou ainda que inclusive não descarta a realização de audiências públicas para tratar sobre o assunto, em breve.