Em discurso na Tribuna da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, na segunda-feira, dia 20, o presidente da Casa (foto) vereador Luiz Fábio Alves da Silva (PSDB), o Fabinho, afirmou que fará uma luta sem trégua até que a Prefeitura Municipal e a empresa concessionária Radial implantem com a máxima urgência o bilhete único, no município. Segundo ele, a medida visa amenizar o bolso do cidadão em geral. O tucano revela que o bilhete único já é uma realidade na Capital e em Guarulhos.
Na realidade, apesar de elogiar a Radial por empregar funcionários locais e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento da cidade e por presenciar de perto o trabalho árduo do fundador da empresa, o saudoso empresário Antonio Umada e família, Fabinho acrescentou ainda que a sua bandeira política em prol da adoção do bilhete único possui um único objetivo, ou seja, permitir com que o passageiro possa ser transportado pagando, por isso, uma tarifa de ônibus justa e condizente com a situação financeira do usuário.
“Na condição de vereador e presidente do Poder Legislativo não vou abrir mão dessa batalha para convencer a Prefeitura Municipal e a empresa Radial a colocarem em funcionamento o bilhete único”, comenta Fabinho. O tucano destaca também que o município possui menos de 30 quilômetros de extensão e, no entanto, o seu morador é forçado a pagar até duas conduções para ir, por exemplo, ao Hospital Regional Dr. Osíris Florindo Coelho, na Vila Corrêa. Hoje, cada usuário arca por tarifa R$3,30, um dos preços mais caros no Alto Tietê.
De acordo com Fabinho, o assunto bilhete único já foi tratado com o prefeito e companheiro de partido, Acir dos Santos, o Acir Filló. Com isso, só resta o fechamento do acordo com a Radial. Estima-se que com o recente reajuste no valor da tarifa, a empresa concessionária transporte por dia mais de 22 mil passageiros e consiga um lucro anual de mais de R$26 milhões. Além de Ferraz de Vasconcelos cuja concessão vai até 2020, a Radial também opera, em Poá e em Suzano, além de integrar o consórcio Unileste.