Fabinho critica descaso no atendimento ao público no Hospital Regional na Vila Corrêa

Os últimos acontecimentos no Hospital Regional Dr. Osíris Florindo Coelho, na Vila Corrêa, em Ferraz de Vasconcelos, têm sido amplamente discutidos, sobretudo, nas duas últimas sessões ordinárias da Câmara Municipal. E, em todas as oportunidades, o vereador Luiz Fábio Alves da Silva (PSB) usa a tribuna da Casa para denunciar a agonia de pacientes que sofrem com a superlotação dos leitos e com a falta de médicos especialistas na unidade. Segundo ele (foto), o Pronto Atendimento (PS) adulto e infantil vive um verdadeiro caos.

Como exemplo, Fabinho destacou o caso de um garoto ferrazense que foi levado pela família até o Hospital, porém, após nove dias internados acabou sendo transferido para Mogi das Cruzes. Lá, felizmente, o menino foi acolhido e, ao mesmo tempo, conseguiu evitar a amputação de um pé. Para o vereador, caso tivesse permanecido em Ferraz de Vasconcelos, o garoto poderia ter corrido inclusive o sério risco de ter citado membro cortado.

Além disso, Fabinho criticou o excesso por parte de seguranças terceirizados que atuam como autênticos “leões de chácara”, ou seja, agem com truculência contra, principalmente, os acompanhantes e visitantes. Por isso, na opinião dele, esse tipo de protocolo do pessoal da segurança precisaria ser revisto pela direção do Hospital Regional. O vereador também questionou a atuação das Organizações Sociais de Saúde (OSS) contratadas para cuidarem de diversos setores da unidade. Na verdade, além da segurança, o PS e a limpeza também são geridos por empresas privadas.

Por fim, Fabinho criticou o fato de deputados estaduais que representam o Alto Tietê apoiarem o governo estadual, isto é, o governador, João Dória (PSDB) e, por consequência, fecharem os olhos para o descaso reinante no Hospital Regional. De acordo com ele, os nossos representantes regionais não possuem vergonha na cara ao ignorar a existência de corredores lotados sem fazer absolutamente nada para melhorar o quadro caótico. “Na verdade, os nossos deputados estaduais precisam bater na mesa. Fazer parte da base aliada sim, mas não dizer amém para tudo”, diz Fabinho.

                                                   Cobrança

Além de denunciar os desmandos no Hospital Regional, ele também prepara um documento a ser enviado a João Dória, ao secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn aos membros da comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), aliás, os verdadeiros responsáveis por investigar os supostos descasos e a Direção Regional de Saúde (DRS-II), em Mogi das Cruzes. O ofício em forma de requerimento está sendo feito em parceria com os vereadores Antônio Carlos Alves Correia (Republicanos), o Tonho, e Roberto Antunes de Souza (Cidadania).

Por Pedro Ferreira, em 19/11/2021.