Ex-vice-prefeito e ex-vereador, Zé do Piriquito morre aos 79 anos

O ex-vice-prefeito por duas vezes e ex-vereador por três mandatos de Ferraz de Vasconcelos, José Schiavinati, o Zé do Piriquito, de 79 anos (foto), faleceu de falência múltipla de órgãos, na manhã desta terça-feira, dia 13, em sua casa na Vila Corrêa. O corpo dele está sendo velado no plenário da Câmara Municipal, no centro, e será sepultado nesta quarta-feira, às 9h, no Cemitério da Saudade, no Jardim Bela Vista.

Dono de um perfil político discreto e conciliador, Zé Piriquito foi eleito pela primeira vez para o cargo de vereador, de 1977 a 1983. De 1989 a 1992, foi vice-prefeito no governo do então prefeito, Angelo Castello (falecido). No ano seguinte, assumiu a vereança permanecendo até 1996. Naquele mesmo ano, conseguiu a sua reeleição para mais um mandato eletivo tomando posse, em janeiro de 1997.

Em 2000, saiu-se vitorioso na chapa eleita para administrar o município de 2001 a 2004, naquela que seria a segunda passagem do atual chefe do Poder Executivo ferrazense, José Carlos Fernandes Chacon, hoje, no PRB. Na realidade, na condição de vice-prefeito fora o seu último cargo na vida pública.  Em contrapartida, engana-se quem pensa que ele aposentou-se da política.

Na prática, o mesmo continuou atuando nos bastidores do poder local contribuindo desta maneira para reeleger a sua esposa Anália Schiavinati, a Dona Anália, para vereadora, em 2004. Com isso, ela exerceu o cargo de 2005 a 2008. Neste último ano, foi reconduzida a Casa cujo mandato cumpriu de 2009 a 2012. Mas, a Dona Anália assumiu primeira vez a vereança no município de 1989 a 1992.

Por isso, como  representante do sexo feminino é a maior recordista de mandatos na história do Poder Legislativo ferrazense. Por sua vez, Zé Piriquito trabalhou durante muitas décadas na cidade como comerciante de sucatas. Ele era natural de General Salgado, na região do São José do Rio Preto (SP). O ex-politico deixa além de Dona Anália, os filhos Antônio e Luiz e as netas Heloísa, Bárbara, Natália e Paola.

Por Pedro Ferreira, em 13/06/2017.