Natural de Santo André, no ABC paulista, mas veio morar em Ferraz de Vasconcelos desde a sua infância, permanecendo na cidade até 2019. Em 2008, aos 19 anos, elegeu-se vereador, com 2.384 votos sendo, portanto, o mais votado, na época, Ezequias Felippe Rodrigues, o Vai Chover, finalmente, ganhará o título de cidadão local por seus relevantes serviços prestados a sociedade ferrazense. A concessão da principal honraria municipal está sendo proposta pelo vereador David Francisco dos Santos Junior (PSD), o David Junior.
O projeto de decreto legislativo nº0064/2023 foi apresentado na sessão ordinária, na terça-feira, dia 13. Agora, o texto tramita nas comissões permanentes da Câmara Municipal. Depois de passar por essa fase, a matéria será votada em dois turnos pelo plenário da Casa. Para ser aprovado, o projeto exige votação qualificada, ou seja, de 2/3 dos 17 vereadores. Enfim, são necessários, no mínimo, 12 votos dos parlamentares. Na sequência, a proposta deverá ser sancionada pelo presidente, Hodirlei Martins Pereira (PSD), o Mineiro.
Durante o exercício do seu mandato, de 2009 a 2012, Vai Chover se notabilizou por sua independência política, isto é, sempre votava de acordo com a sua consciência. Na prática, o vereador fazia a chamada oposição pontual, ou seja, quando achava que o assunto possuía interesse público não hesitava em dar o seu voto. Agora, quando estava diante, por exemplo, da apreciação do parecer prévio emitido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), era um dos únicos a votar favorável à manifestação da corte e contra as contas do então prefeito, Jorge Abissamra (PSB), o Dr. Jorge.
Além disso, sempre que podia mesclava mensagens bíblicas ao seu discurso político na tribuna. Afinal de contas, a partir dos 15 anos de idade, passou a pregar a Palavra de Deus e, sobretudo, cantar músicas evangélicas com os seus inseparáveis violão e boné pelas ruas de Ferraz de Vasconcelos, principalmente, na Avenida XV de Novembro, no centro da cidade. No fundo, o jovem Vai Chover levava o Evangelho a todas as criaturas nas portas de comércios, escolas, estação de trem, igrejas e praças públicas ferrazenses. Em suma, não perdia a chance de mostrar os ensinamentos do Senhor.
Iluminado
Filho de Cleideonice Andrade Felippe Rodrigues e de Moisés Batista Rodrigues (falecido), Vai Chover é casado com Aline Nucci de Godoy, com quem tem um filho recém-nascido, José Nucci Rodrigues. Em Ferraz de Vasconcelos, estudou nas escolas estaduais Professor Paulo Américo Paganucci, no Jardim Yone, e na Professor Edir do Couto Rosa, no centro. Em 2017, assumiu como vereador suplente. Em 2019, mudou-se para a cidade turística paulista de Águas de Lindóia. No ano seguinte, foi eleito vereador, tomando posse em janeiro de 2021. É formado em gestão pública e locutor (Senac). O texto de David Junior (foto) não tem data para ser votado.
Por Pedro Ferreira, em 14/06/2023.