Ex-vereador terá nome eternizado em praça pública no Jardim Ferrazense

A atual Praça da Amizade que fica na Rua D. João VI, no Jardim Ferrazense, deverá passar a chamar-se de Praça da Amizade Vereador Henrique Marques (foto) em breve. O acréscimo na denominação do lugar faz parte de um projeto de decreto legislativo já aprovado em primeira discussão pela Câmara Municipal, na terça-feira, dia 28. O texto dos vereadores Claudio Roberto Squizato (PL) e Hodirlei Martins Pereira (PSD), o Mineiro, poderá voltar à pauta em segundo turno na próxima sessão ordinária, na terça-feira, dia 7, a partir das 9h.

O homenageado exerceu o cargo de vereador por três vezes e fazia parte de uma família bastante tradicional na cidade. Na verdade, Henrique Marques fez da simplicidade a sua principal maneira de ser e, portanto, era um cidadão respeitado e querido por todos. O ex-parlamentar elegeu-se pela primeira vez em 1996. Em 2000, foi reconduzido. Em 2004, tentou a reeleição, mas não obteve sucesso nas urnas. Em contrapartida, em 2012, venceu o pleito, cumprindo o mandato até 2016. Antes de ingressar na vida pública, comandou o pátio da Prefeitura Municipal, de 1993 a 1996.

Em Ferraz de Vasconcelos, Henrique Marques sempre com o seu chapéu de cowboy era reconhecido por ser o mais fiel aliado político do ex-prefeito por três mandatos (de 1993 a 1996, de 2001 a 2004) e de 2017 a 2020), José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta. Para o atual vereador Flávio Batista de Souza (Podemos), o Inha, que exerceu o seu primeiro mandato, de 2001 a 2004 juntamente com Henrique Marques, o então colega votou para derrubar o monopólio de postos de gasolina na cidade em 2003. Além disso, contribuiu para a instalação de mais funerárias.

Já Claudio Squizato (1º dir) enalteceu o caráter ilibado de Henrique Marques durante toda a sua existência. Segundo ele, o ex-vereador foi um homem honrado e trabalhador. Por isso, acredita ser de suma importância eternizar o nome dele na praça pública (foto-acima) situada na região da Vila Corrêa, aliás, um reduto da família Marques. Por sua vez, o atual presidente da Casa, Mineiro (2º dir e sobrinhos do homenageado) também exaltou a trajetória política e pessoal do ilustre homenageado. Henrique Marques faleceu aos 64 anos em 2017. Deixou a esposa Edenize e os filhos Ellen Cristina, Alessandro e Kleber.

Por Pedro Ferreira, em 02/03/2023.