Makoto Iguchi é homenageado com nome de paço municipal na Romanopolis

Político marcante na história da cidade, tendo inclusive governado Ferraz de Vasconcelos de 73 a 77 e de 83 a 88, Makoto Iguchi está sendo homenageado ao eternizar o seu nome na atual área pública existente entre as Ruas Gothard Kaesemodel Júnior, Santa Catarina, Rui Barbosa e Pedro Foschini, ou seja, no entorno do Palácio da Uva Itália. Com isso, o quarteirão passará a chamar-se de Paço Municipal Prefeito Makoto Iguchi. O ex-gestor ferrazense faleceu aos 81 anos, em 15 de agosto de 2018.

O projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Luiz Fábio Alves da Silva (PSB), o Fabinho, porém, assinado por outros parlamentares da Casa foi aprovado em primeiro turno e, por unanimidade, na sessão ordinária na terça-feira, dia 13. Agora, o texto volta à pauta em segundo turno no próximo dia 20, a partir das 9h. Depois, a matéria será publicada pela Mesa Diretora no Boletim Oficial do Município (BOM). Para Fabinho, Makoto Iguchi deixou um verdadeiro legado na cidade.

Além dele (1º esq), também exaltaram a trajetória política do ex-prefeito os vereadores Flávio Batista de Souza (Podemos), o Inha, Roberto Antunes de Souza (Cidadania) e Claudio Roberto Squizato (PL). Para eles, Makoto Iguchi (centro) foi um visionário, isto é, um político empreendedor e, portanto, tinha uma visão de futuro avançada para o período compreendido há mais de 40 anos atrás. Em razão disso, todos são unânimes em dizer que trata-se de uma justa homenagem que está sendo concedida ao ex-gestor local.

Natural do bairro de Itaquera, na zona leste da capital paulista, mas cresceu em Ferraz de Vasconcelos, Makoto Iguchi era formado em administração de empresas pela Universidade Braz Cubas, de Mogi das Cruzes, e especialista em genética avícola, em Tóquio, no Japão. Aliás, por muitos anos, manteve uma granja que ficava no início da Avenida XV de Novembro, no centro. Na cidade, foi um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), em 1989, em parceria com os saudosos governadores paulistas André Franco Montoro e Mario Covas Junior.

Antes, porém, de participar da criação da legenda tucana, Makoto Iguchi militou no hoje Movimento Democrático Brasileiro (MDB), nas décadas de 70 e 80. Em Ferraz de Vasconcelos, fundou o Rotary Club, na Vila Corrêa, tendo presidido e ocupado outros cargos na instituição filantrópica. Além disso, criou a Associação Pró-Excepcionais Kodomo Sono, em Itaquera. Quando prefeito implantou o polo industrial, com destaque para a empresa Brinquedos Bandeirantes, até pouco tempo a maior pagadora de Imposto Sobre Serviços (ISS) do Palácio da Uva Itália (foto).

Contribuiu ainda com a construção das escolas Iijima, na Vila Santo Antônio e Professora Lândia Santos Batista, no Jardim São João. Construiu o Centro de Saúde (CS-II), no centro, os postos de saúde nas Vilas São Paulo e Santo Antônio, o Ginásio Municipal Marcílio Guerra, no Sítio Paredão, a Biblioteca Municipal José Andere, no centro e municipalizou o atual Parque Municipal Nosso Recanto, no Jardim Pérola. Era casado com Mihiko Hara Iguchi, com quem teve quatro filhos: Walter, Cecil, Ricardo e Yara. Em 95, assumiu por um mês como deputado federal, substituindo o atual vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB). Vivia em Campos do Jordão (SP).

Por Pedro Ferreira, em 15/12/2022.