Ex-prefeito é homenageado com nome de Centro Administrativo e medalha de honra ao mérito

Em uma única sessão ordinária, na terça-feira, dia 10, a Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos aprovou em segundo turno dois projetos de decretos legislativos homenageando o ex-prefeito Valdemar Marques de Oliveira Filho, o Dema. Na prática, o ex-gestor dará o nome ao Centro Administrativo que é, na realidade, uma extensão do Paço Municipal na Rua D. João VI, 508, no Jardim Ferrazense. Dema, que governou a cidade de 1997 a 2000, morreu aos 69 anos, em julho de 2021, vítima da Covid-19.

Além disso, o ex-prefeito será a denominação de uma medalha a ser concedida a pessoas físicas ou jurídicas que tenham contribuído de maneira significativa no enfrentamento à pandemia. No fundo, a comenda é uma forma de reconhecimento aos profissionais da linha de frente contra à Covid-19 que residem na cidade ou que tenham trabalhado na época dos fatos. A concessão do tributo de honra ao mérito poderá ser proposta pelos vereadores e devidamente acompanhada de documentos comprobatórios.

Autor dos dois decretos legislativos, o vereador David Francisco dos Santos Júnior (PSD), o David Júnior (centro-abaixo), disse que é uma honra muito grande poder eternizar o nome do ex-prefeito Dema, primeiro na nomenclatura do Centro Administrativo, no Jardim Ferrazense (foto), que vai abrigar algumas secretarias municipais em breve e depois na medalha a ser outorgada a pessoas ou empresas com atuação notável na crise sanitária. “Enfim, como pai, amigo e administrador ele marcou o seu nome na nossa cidade”, diz.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Flávio Batista de Souza (Pode), o Inha, também fez questão de ir à tribuna para exaltar o papel desempenhado por Dema na história do município. Segundo ele, o ex-gestor foi um prefeito atuante e vivia sempre disposto a ajudar ao próximo. Além dele, enalteceram ainda a trajetória do ex-prefeito, Antônio Carlos Alves Correia (Republicanos), o Tonho, Luiz Fábio Alves da Silva (PSB), o Fabinho, Álvaro Costa Vieira (Pode), o Kaká e Roberto Antunes de Souza (Cidadania).

                                                Gratidão

Na ocasião, em nome da família, a irmã Hidolina Oliveira (dir) agradeceu as duas homenagens feitas pela Câmara Municipal. Visivelmente emocionada, ela afirmou que o irmão era um verdadeiro pai e, portanto, estava muito grata por tudo. A filha dele, a fisioterapeuta Carolina Oliveira (esq) também prestigiou a sessão ordinária, porém, preferiu apenas assistir os trabalhos. No final, ela foi agraciada com um buquê de flores. A ex-primeira-dama, dona Giovanne não pôde comparecer por motivo superior.

Por Pedro Ferreira, em 11/05/2022.