Ex-coordenador é intimado a depor na CEI do Samu nesta 4ª feira

Vereador RobertoO ex-coordenador do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Ferraz de Vasconcelos e principal acusado de comandar um suposto esquema fraudulento no órgão até março deste ano, o chamado “escândalo dos dedos de silicone”, Jorge Luiz Cury foi intimado a depor na Comissão Especial de Inquérito (CEI) nesta quarta-feira, dia 13, às 11h. Para o presidente da comissão (foto) Roberto Antunes de Souza (PMDB), o depoimento do médico é uma peça vital para a conclusão do relatório em andamento.

Ele destaca que o ex-coordenador do Samu de Ferraz chegou a ser notificado três vezes, no entanto, simplesmente, preferiu ignorar a convocação talvez por orientação do seu advogado Wagner da Costa. Agora, como Jorge Cury fora, finalmente, comunicado de maneira pessoal, na manhã desta segunda-feira, dia 11, em Poá, o presidente da CEI do Samu está confiante que o acusado de ser o maior beneficiado com as possíveis ilegalidades na marcação de ponto biométrico compareça para dá a sua versão do episódio que maculou a imagem do município.

Dos sete médicos implicados no viável esquema, a comissão conseguiu ouvir até agora os esclarecimentos de cinco, já que, a médica e filha de, Jorge Cury, Aline Monteiro também esnobou as três notificações da CEI do Samu. Aberta, em 12 de março do corrente, o grupo de vereadores já colheu os depoimentos de 13 funcionários do órgão, de dois servidores do Setor de Recursos Humanos (RH), da Secretaria Municipal da Saúde e de três funcionários do RH central da Prefeitura da cidade. Em geral, as oitivas confirmam o médico, Jorge Cury como o mentor da fraude.

Além disso, com a chegada dos documentos relacionados à quebra de sigilos bancários e telefônicos do ex-coordenador e o da médica Thaune Nunes Ferreira, flagrada pela Guarda Civil Municipal (CGM), em 10 de março, os membros da CEI do Samu estão debruçados na análise dos relatórios enviados no último dia 05. Para tanto, eles têm a assessoria do contador da Câmara Municipal, Walter da Costa Victória e da procuradora jurídica Thaise Pizolito de Moraes. Segundo Roberto de Souza, o mais importante, hoje, é comprovar a verdade dos fatos. O prazo final para à conclusão do relatório termina, em 29 de novembro, mas, a vigência deverá ser prorrogada.

Por Pedro Ferreira.