Erika Allen: a professora ferrazense que resgatou alunos do submundo recebe moção de aplauso

Ela é uma professora para quem a transmissão de conhecimento vai além das fronteiras da sala de aula, ou seja, a nobre missão de ensinar não fica restrita apenas ao conteúdo escolar, mas formar verdadeiros cidadãos de bem. Para tanto, a docente ferrazense Erika Allen Silva (f0t0) criou o projeto Os Multiplicadores, em 1999. A experiência inédita no ambiente estudantil local começou inicialmente na Escola Estadual Dr. José Eduardo Vieira Raduan, na Vila Jamil.

Na prática, a iniciativa inovadora surgiu, na época, como uma necessidade imperial de intervenção na dura realidade de vida dos alunos e, ao mesmo tempo, promover a mudança comportamental. Enfim, o enfoque central foi oportunizar, isto é, proporcionar integração, o resgate da autoestima, melhorar a comunicação e, acima de tudo, valorizar o trabalho democrático em equipe e, sobretudo, evitar que os estudantes perdessem o foco e trocassem a vida escolar pelo vício das drogas.

Por isso, prestes a completar 30 anos de docência, formada em pedagogia e educação física e pós-graduada em gestão educacional, Erika Allen, que, por sinal, vem de uma linhagem de educadores, a começar pela avó materna Ignês Corrêa Allen, patrona do colégio na Vila das Nações. Aliás,  a matriarca lecionou para índios. Na unidade, também realizou o seu projeto pioneiro e levou para as Escolas Estaduais Jardim São Fernando, na Vila Santa Margarida, Professora Eliane Aparecida Dantas da Silva, no Jardim Primavera, na Vila Santo Antônio e Martha Calixto Cazagrande, no Jardim Santa Rosa.

Além disso, a professora resgatou alunos na Escola Estadual Professor Clóvis Rene Calabrez, no Jardim Lajeado, na zona leste da capital paulista. Hoje, readaptada por motivo de saúde atua no setor administrativo da unidade. Em sua brilhante trajetória profissional, Erica Allen exerceu também os cargos de vice-diretora e de coordenadora pedagógica. Por seu projeto educacional que mudou a vida de muitos jovens, a educadora ferrazense participou, na ocasião, de entrevistas nos programas Amigos da Escola, da TV Globo e Fazendo Escola, da TV Cultura, de São Paulo. Ela representou ainda a cidade em diversos simpósios no estado.

Na terça-feira, dia 18, cercada por parentes e companheiras de profissão como a então diretora da Escola Estadual Dr. José Eduardo Vieira Raduan, as professoras Sueli Basile (foto), e Neusa Zenker, Erika Allen foi homenageada com uma moção de aplauso pela Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos. O reconhecimento partiu do vereador (foto) Claudio Roberto Squizato (PL), porém, o documento foi assinado pela maioria dos colegas. Emocionada, ela agradeceu o tributo e afirmou que sempre faz o melhor na vida e procura manter uma relação humanizada com o seu semelhante.

Na tribuna da Casa, ex-alunos da professora como os vereadores Osni Angelo Pasquarelli (PDT), o Ni (dir), e Eliel de Souza (PL), o Eliel Fox (esq), fizeram questão de exaltar a importância da professora Erika Allen na sua formação escolar e, principalmente, nos puxões de orelha. Para eles, a mestre é um autêntico espelho de vida. Além deles, também enalteceram o papel da educadora, o próprio autor do tributo Claudio Squizato, Luiz Fábio Alves da Silva (PSB), o Fabinho, o presidente do Poder Legislativo, Flávio Batista de Souza (Pode), o Inha e a professora Sueli Basile.

Por Pedro Ferreira, em 19/10/2022.