Construído em março de 2020, o muro de arrimo na altura do número 596 da Rua Hidelbrando da Silveira, na denominada Viela 09, no Jardim São João, em Ferraz de Vasconcelos, parece que não suportou, sobretudo, o volume das chuvas torrenciais que caíram na cidade nos últimos meses e ameaça desmoronar (foto) a qualquer momento. A proteção situa-se pontualmente na parte esquerda do antigo campo do Estrela (sentido centro-bairro), atual Complexo Poliesportivo Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé.
Na época, a construção do muro de arrimo para conter a encosta tinha sido solicitada à Prefeitura Municipal pelo vereador Claudio Ramos Moreira (PT). Por isso, agora, o petista já pediu inclusive providências imediatas para o secretário municipal de Obras, Antônio Carlos dos Santos Ferreira, o Carlinhos. Aliás, as duas autoridades locais prometem visitar o local nesta quinta-feira, dia 13. Segundo o parlamentar, o risco de cair coloca em perigo moradores próximos e usuários do campo de futebol de várzea.
Para Claudio Ramos, a probabilidade iminente de queda do muro de proteção tem tirado o sono, principalmente, de moradores vizinhos e, portanto, medidas preventivas devem ser adotadas de maneira urgente pelo setor competente da municipalidade. O vereador acredita que a empresa terceirizada responsável pela obra precisa ser acionada e assim reforçar a atual estrutura física. “Afinal, os serviços continuam dentro do prazo de garantia de cinco anos”, diz. A barreira possui uma extensão aproximada de 30 metros.
Além de correr o sério risco de ter a sua encosta no lado esquerdo no sentido centro-bairro deslizar, a parte localizada na Rua Celso Santana não aguentou o aguaceiro e desmoronou, obrigando a interdição total daquele trecho da via pública. Por conta disso, os moradores estão sendo forçados a pegar o transporte público na Rua Tito Temporim. Segundo consta, não há previsão para o conserto do leito carroçável da Rua Celso Santana.
Por Pedro Ferreira, em 12/04/2023.