Em cerimônia disputada, primeiros membros do COMPIR-FV tomam posse

Com o auditório da Prefeitura Municipal completamente lotado por convidados e autoridades locais e regionais, entre elas, a prefeita Priscila Gambale (Podemos), os primeiros membros (foto-divulgação)) e seus respectivos suplentes do Conselho Municipal da Igualdade Racial de Ferraz de Vasconcelos (COMPIR-FV) tomaram posse para o biênio 2023/2025, na segunda-feira, dia 5. O órgão é um colegiado permanente consultivo, deliberativo e fiscalizador das políticas públicas para o setor, vinculado à pasta dos Assuntos Jurídicos, Direitos Humanos e Cidadania.

Criado pela lei municipal nº3.472, de 30 de agosto do ano passado, o COMPIR-FV terá agora um prazo de 90 dias para elaborar o seu Regimento Interno (RI) que deverá ser regulamentado por decreto pelo Poder Executivo. De acordo com a norma, a entidade é composta por nove representantes de movimentos sociais da sociedade civil organizada que possuem ligação direta com o segmento, ou seja, que lutam contra ações antidiscriminatórias e por sete integrantes do Palácio da Uva Itália.

A vice-presidente do Conselho Estadual de Participação do Desenvolvimento da Comunidade Negra, Maria Aparecida de Souza Costa Silva afirmou que o órgão vai voltar a realizar as conferências regionais e a implantação do COMPIR-FV tem um significado relevante neste contexto. Além disso, ela anunciou a capacitação dos conselheiros para melhorar ainda mais os serviços prestados à sociedade em geral. Na solenidade, Cida Costa pregou a união do movimento negro.

Já a prefeita, Priscila Gambale parabenizou os primeiros integrantes do COMPIR-FV e prometeu apoiar o movimento negro na cidade. O vice-prefeito, Daniel Balke (PMD) também enalteceu o início dos trabalhos da entidade. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) local, Kleber Leite Siqueira destacou a importância do órgão recém-empossado em defesa do segmento. O evento reuniu ainda representantes de Poá, Suzano e Mogi das Cruzes.

Autor da minuta do texto que resultou na lei 3.472/2022, o vereador Claudio Ramos Moreira (PT) representou à Câmara Municipal na cerimônia. Na ocasião, o petista (foto) comentou sobre o papel pioneiro do ativista Renato de Oliveira, que, há dois anos iniciou a luta pela criação do COMPIR-FV. Para ele, a entidade precisa fomentar a adoção de políticas públicas como, por exemplo, na inserção do tratamento da anemia falciforme na rede básica de saúde. O vereador Claudio Roberto Squizato (PL) também prestigiou a solenidade.

Por Pedro Ferreira, em 05/06/2023.