Eliel Fox questiona adoção de medidas para evitar deslizamentos em áreas de risco na cidade

Para evitar uma tragédia como aconteceu recentemente em Petrópolis no Estado do Rio de Janeiro, onde mais de 200 morreram soterradas, o vereador Eliel de Souza (PL), o Eliel Fox (foto), achou conveniente questionar à Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos sobre o que vem sendo feito para prevenir o assunto na cidade. No fundo, o requerimento poderá ser votado em única discussão na próxima sessão ordinária, na terça-feira, dia 15, a partir das 9h.

Nele, o autor descreve que nos últimos dias Ferraz de Vasconcelos foi atingida por um verdadeiro temporal que acabou causando prejuízos financeiros aos munícipes, assim como aconteceu o deslizamento de terra em vários bairros locais. Além disso, as fortes chuvas, sobretudo, as registradas na segunda-feira, dia 07, provocaram enchentes de grande proporção castigando, principalmente, a região central da cidade. Em suma, uma calamidade.

Por isso, Eliel Fox quer saber se existe um estudo para identificar todos os pontos de áreas de risco para detectar, por exemplo, a iminência da ruína de moradias e possível desmoronamento. O vereador questionou ainda um plano de ação preventiva para em caso de deslizamento de terra, a municipalidade prestar auxílio imediato aos moradores prejudicados. De um modo geral, o bairro da Vila Cristina tradicionalmente exige uma atenção especial das autoridades municipais.

Por último, Eliel Fox cobrou se há um estudo técnico elaborado por profissionais da Secretaria Municipal de Obras e Habitação apontando algum tipo de solução para resolver o desabamento de terra acontecido na última enchente que culminou no deslizamento em uma encosta (foto), na Vila Jamil. De acordo com ele, a enxurrada abalou pelo menos a estrutura física de cinco casas no local. “Na verdade, trata-se de uma situação emergencial. Afinal, as moradias podem cair a qualquer momento”, diz o vereador.

Por Pedro Ferreira, em 10/03/2022.