Eliel Fox propõe moção de aplauso a servidores da Secretaria Municipal da Fazenda

Como pela primeira vez na sua história, a Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos foi classificada com a nota “A” no quesito Capacidade de Pagamento (Capag), do Tesouro Nacional, órgão vinculado ao Ministério da Economia, o vereador Eliel de Souza (PL), o Eliel Fox (foto), preparou uma moção de aplauso para com o pessoal da pasta da Fazenda local, liderada por Pedro Paulo Teixeira Júnior. O texto foi lido na sessão ordinária desta terça-feira, dia 31.

O reconhecimento do governo federal ocorreu na semana passada. A classificação máxima obtida pelo Palácio da Uva Itália levou em consideração três indicadores, ou seja, o endividamento, a poupança corrente e o índice de liquidez. Na prática, esses três critérios analisados colocam a saúde financeira do município como excelente. Hoje, a cidade possui uma dívida consolidada de 59,52% do seu orçamento, poupança corrente de 87,58% e disponibilidade de caixa de 8,49%.

No fundo, os municípios que receberam notas “A’ e “B”, possuem garantias do Tesouro Nacional em operações de crédito. Em contrapartida, até 2017, Ferraz de Vasconcelos enfrentava problemas como, por exemplo, firmar convênios com a União e receber recursos oriundos de emendas parlamentares, isto é, estava com o nome sujo no Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais, o antigo Cadastro Único de Convênio (Cauc). É o chamado “Serasa das Prefeituras”.

Além disso, o governo municipal não podia contrair empréstimos de bancos públicos como o Banco do Brasil (BB), Caixa Econômica Federal (CEF) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Na realidade, o processo de regularização de certidões federais e estaduais começou na gestão anterior e continua na atual da prefeita, Priscila Gambale (PSDB). “Enfim, a nossa gestora, o secretário Pedro Paulo (foto) e sua equipe de auxiliares estão de parabéns por essa conquista”, diz Eliel Fox. A matéria tramita nas comissões competentes da Casa.

Por Pedro Ferreira, em 31/05/2022.