O vereador Eliel de Souza (PL), o Eliel Fox, acusou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Ferraz de Vasconcelos de demorar no socorro às vítimas na cidade nas últimas semanas. Segundo ele, teve um caso de uma moradora da Vila Jamil que esperou mais de 1h30, mas acabou desistindo e, portanto, sendo socorrida pelo próprio marido até o Hospital Regional Dr. Osíris Florindo Coelho, na Vila Corrêa.
Para tomar conhecimento sobre o que está acontecendo na unidade, o parlamentar (foto) apresentou um requerimento na sessão ordinária, na terça-feira, dia 28, Nele, Eliel Fox cobra a atual quantidade de ambulâncias que operam no órgão, o número de ligações recebidas e quantos profissionais integram o grupo de atendimento. Além disso, o vereador quer saber quantas equipes atendem simultaneamente nos plantões.
No documento, o parlamentar destacou ainda que tem recebido no seu gabinete diversas reclamações de munícipes relatando o longo período de espera das ambulâncias do Samu chegarem ao destino solicitado por via telefone (192). No requerimento, Eliel Fox acrescentou também que nos últimos anos inclusive contribuiu para que a cidade recebesse duas ambulâncias por meio de emendas parlamentares.
Na época, ele intermediou a vinda dos dois veículos junto ao deputado federal Marcio Alvino (PL-SP). Apesar disso, de acordo com ele, o órgão não está funcionando como deveria. Por isso, o vereador decidiu questionar o Samu para saber, de fato, o que está acontecendo na unidade. “Na verdade, o Samu salva vidas e, neste caso, não pode continuar negligenciando o seu atendimento à população”, declarou.
Mistério
O vereador ressaltou ainda que o órgão possui uma gestão compartilhada entre a Secretaria Municipal da Saúde e a Santa Casa de Misericórdia, de São Bernardo do Campo (SP). O repasse mensal é de R$400 mil. E, portanto, com essa terceirização, o serviço jamais deveria atrasar no seu socorro às vítimas. O órgão (foto) funciona na Rua Santa Catarina, 285, na Vila Romanópolis, ao lado do Palácio da Uva Itália.
Por Pedro Ferreira, em 30/03/2023.