Eliel Fox critica abandono e pede revitalização urgente do Beco Cultural

Na maior parte do tempo ocupado por moradores em situação de rua, o Beco Cultural sob o Viaduto Ayrton Senna, na região central de Ferraz de Vasconcelos, bem que deveria ser melhor cuidado pelo setor competente da municipalidade. A visível degradação do espaço foi criticada pelo vereador Eliel de Souza (PL), o Eliel Fox, na terça-feira, dia 14. Para ele (foto), o abandono constrange professores de dança e alunos.

 Na ocasião, o parlamentar pediu o processo de revitalização do local público. Segundo ele, o Beco Cultural precisa ser melhor aproveitado pela administração da cidade e passar a ser usufruído, de fato, pelos munícipes em geral. No fundo, Elie Fox acredita que o espaço público não pode continuar sendo utilizado para apresentação, sobretudo, de eventos de dança apenas de forma esporádica como acontece no momento.

“Enfim, o lugar tem de ficar permanentemente à disposição da comunidade em geral, ou seja, a pasta da Cultura deve promover com mais frequência atividades no Beco Cultural como, por exemplo, aulas de dança”, comentou Eliel Fox. Além disso, na sessão ordinária, o vereador parabenizou a vereadora Roseli Aparecida Messias Ferreira (PSC), a Rose Fitness, por cobrar se será realizada ou não a Semana da Arte e Dança em 2023.

O referido evento foi instituído pela lei municipal nº 3.358, de 25 de outubro de 2018, por iniciativa da própria vereadora Rose Fitness. Aliás, naquele ano ocorreu a única edição até agora da Semana Cultural da Arte e Dança na cidade. A ideia é valorizar os artistas locais e revelar talentos desconhecidos e, portanto, dar uma oportunidade para que eles possam mostrar os seus dotes culturais.

                                                Retrato

Em relação aos moradores em situação de rua que sobrevivem no Beco Cultural, principalmente, pernoitam no espaço público subutilizado (foto) fica claro que a Secretaria Municipal de Assistência Social necessita intervir para retirá-los do local e, consequentemente, providenciar um abrigo apropriado e, com isso, fornecer um pouco mais de dignidade para o pessoal.

Por Pedro Ferreira, em 16/03/2023.