Morando há mais de 30 anos em casas construídas em uma área remanescente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) na Rua Sérgio Senco Filho, no Parque São Francisco, em Ferraz de Vasconcelos, agora várias famílias correm o risco de perder as suas residências por conta de uma reintegração de posse movida na justiça local. A ação foi ajuizada em 2021. A última movimentação do processo ocorreu em 24 de novembro do ano passado.
Por isso, para tentar uma solução amigável para o problema habitacional, isto é, firmar um acordo entre as famílias e a CDHU, o vereador Eliel de Souza (PL), o Eliel Fox (foto) articula uma força-tarefa formada por agentes políticos municipais, entre eles, a prefeita da cidade, Priscila Gambale (PSDB) para interceder junto às autoridades estaduais. Para tanto, segundo ele, já está sendo inclusive agendada uma audiência para abordar o assunto em São Paulo.
Na ocasião, podem integrar a comitiva de agentes políticos locais, além da prefeita, secretários municipais e vereadores incluindo o presidente da Câmara Municipal, Hodirlei Martins Pereira (PSD), o Mineiro e representantes dos moradores. Ainda, de acordo com Eliel Fox, na somatória final, o número de famílias afetadas pode chegar a 60, levando-se em conta o tamanho das residências construídas há décadas. A área em questão mede mais de 15,6 mil metros quadrados.
Neste caso específico, ele acredita que poderá acontecer um desfecho favorável tendo em vista que tratar-se de um conjunto de casas devidamente estruturadas na paisagem urbana local e, portanto, a alternativa mais plausível a ser adotada pela CDHU seria aceitar um acordo e concluir a ação. “Na realidade, estamos trabalhando politicamente para arrumar a melhor saída para o problema da reintegração de posse”, diz. O mérito da ação judicial ainda não foi julgado.
Atento
Na sessão ordinária, na terça-feira, dia 21, Eliel Fox apresentou um requerimento verbal cobrando uma posição oficial a respeito do tema por parte da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Habitacional, Relações Comunitárias e Favelas. Em todo caso, o vereador já conversou pessoalmente com o titular da pasta, Carlos Alexandre Domingos da Silva, que, de pronto, demonstrou total interesse no assunto. Já o Palácio da Uva Itália tem 15 dias, contados a partir do seu recebimento para enviar a resposta.
Por Pedro Ferreira, em 24/03/2023.