O vereador Eliel de Souza (Republicanos), o Eliel Fox (foto), apresentou a moção de aplausos nº0130/2024 em homenagem à virtual aposentadoria do pastor Euclides da Silva Oliveira, de 80 anos. Há 15 anos, ele é o responsável pelo Setor 27 da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, Ministério do Belém, em Ferraz de Vasconcelos. O tributo poderá ser votado em única discussão na sessão ordinária, na terça-feira, dia 11, a partir das 9h. A festa de jubilamento (aposentadoria) do pastor Euclides ocorreu no último dia 31 de maio, em frente ao templo sede na Rua D. João VI, 107, na Vila Corrêa.
O ilustre homenageado foi ordenado como ministro do evangelho, em 1983, e desde então vem exercendo o sacerdócio com muito zelo, amor, fidelidade, dedicação e responsabilidade em todas as igrejas em que pastoreou e administrou ao longo dos anos. Em Ferraz de Vasconcelos, o pastor Euclides assumiu a direção do Setor 27 que reúne 36 congregações evangélicas no dia 1º de maio de 2009. Na época, substituiu o saudoso pastor Francisco Faria de Souza, o Pastor Faria, falecido no ano anterior. Além disso, a Assembleia de Deus, Ministério do Belém, na cidade, conta com 650 obreiros.
Por outro lado, antes de ser designado para comandar o Setor 27 na cidade, isto é, gerenciar a igreja do Senhor Jesus Cristo, o pastor Euclides chefiou também denominações evangélicas subordinadas ao Ministério do Belém em cidades paulistas como, por exemplo, Quatá, Rancharia, Barretos, Taquaritinga, Taboão da Serra, Santa Isabel e Arujá. Além disso, atuou ainda no bairro de Parelheiros, na zona sul da capital paulista. Em Ferraz de Vasconcelos, o seu trabalho conquistou novos irmãos, ou seja, converteu pessoas para o Senhor Jesus.
O pastor Euclides (foto) nasceu no dia 08 de abril de 1943, na cidade de Inhambupe, no Estado da Bahia. Casado, pai de três filhos, chegou a São Paulo como milhares de nordestinos na década de 50. Tempos depois, em 1964, tornou-se o vereador mais jovem a ser eleito, aos 21 anos, por Ribeirão Pires, no ABC paulista. Para Eliel Fox, o pastor Euclides é um exemplo a ser seguido. O parlamentar, aliás, também é o autor do projeto de decreto legislativo que concedeu o título de cidadão ferrazense para o líder evangélico, em 2019.
Por Pedro Ferreira, em 22/05/2024.