A indefinição do projeto que trata sobre a elevação de Ferraz de Vasconcelos à condição de Comarca e, com isso, deixar de ser dependente, juridicamente, de Poá, está sendo questionada pelo vereador (foto) Alexandre Barboza dos Santos (PTC), o Professor Xandão. Na sessão ordinária, na segunda-feira, ele apresentou um requerimento a respeito do assunto.
No documento, o Professor Xandão pede informação detalhada ao presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), deputado Samuel Moreira (PSDB), ao presidente do Tribunal de Justiça (TJ-SP), desembargador Ivan Sartori e ao prefeito do município, Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló. Para ele, será muito importante a cidade ganhar autonomia jurídica.
O vereador relembra ainda que a conquista à condição de Comarca pelo município representa uma luta antiga da classe política local e da sociedade civil em geral, especialmente, do saudoso vereador e ex-presidente da Câmara Municipal (1999/2000), Rubens Tredici da Silva, o Rubão. A medida, além de possibilitar a independência jurídica, vai também contribuir com a economia local por causa da criação de mais cartórios, entre eles, de imóveis.
O presidente da Câmara Municipal, Luiz Fábio Alves da Silva (PSDB), o Fabinho, elogiou o colega por apresentar o requerimento, mas, segundo ele, a tramitação do processo já encontra-se em fase adiantada na Alesp. “Recentemente, conversamos com o deputado estadual e promotor de Justiça licenciado, Fernando Capez (PSDB) que prometeu empenhar-se na votação da matéria tão esperada por nossa cidade”, comenta Fabinho.