Como a Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos adiou o início das aulas presenciais na rede municipal de ensino de 08 de março para o próximo dia 22 do corrente, o vereador Ewerton Correa Cardoso (Podemos), o Diretor Everton, terá mais tempo para continuar a sua maratona de visitas às escolas locais. O trabalho de vistoria para saber se as unidades estão aptas para receber os alunos obedecendo a todos os protocolos sanitários começou na sexta-feira, dia 05.
Na ocasião, o parlamentar (foto) que exerceu o cargo de diretor de escola por mais de dez anos esteve na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Adelino Gomes Marques Gomes, no centro da cidade. No local, ele conversou com a diretora da unidade, Claudia Rodrigues da Silva Cano e com funcionários e foi informado que o espaço encontra-se pronto para receber a criançada. No total, a creche tem capacidade para abrigar com segurança cinco crianças em cada sala, por dia, o que corresponde a 30% da estrutura física.
Além disso, o vereador já visitou as Emebs Prefeito Helmuth Hermann Hans Louis Baxmann, no Jardim Ipanema, e Antônio Bernardino Corrêa (ABC), na Vila Corrêa. Nesta terça-feira, Diretor Everton foi até a Maria Margarida Abreu Figueiredo, na Vila Santa Margarida e a Antônio Schiavinati, na Vila São Paulo. “Na realidade, estou me inteirando sobre a volta às aulas presenciais e, ao mesmo tempo, me colocando à disposição para qualquer eventualidade”, comentou.
Por outro lado, conforme pesquisa feita junto aos pais ou responsáveis por meio de um requerimento, as escolas municipais estão oferecendo refeição para os alunos, no entanto, no caso das primeiras unidades de ensino vistoriadas pelo vereador Diretor Everton, a frequência dos estudantes ficou aquém da resposta assinalada pelos interessados. O agravamento da pandemia talvez esteja influenciando no comparecimento dos alunos.
Livres
Apesar da fase vermelha do Plano SP, Ferraz de Vasconcelos é a única cidade do Alto Tietê que autorizou as aulas presenciais, porém, a decisão vale somente para as redes estadual e privada. De acordo com a secretária municipal da Educação, Cecília Cruz, as escolas locais estão com a sinalização de distanciamento social, mas falta ainda boa parte receber, sobretudo, máscara para os servidores e estudantes e os totens de álcool em gel. Segundo ela, tudo está sendo feito dentro dos protocolos sanitários.
Por Pedro Ferreira, em 09/03/2021.