Debate sobre a manutenção da maioridade penal lota Câmara Municipal

Ao centro, dep. Luiza Erundina critica a redução da maioridade penalCom plenário da Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos, completamente, lotado, os vereadores Claudio Ramos Moreira (PT), Maria Simplício Nascimento (PT), Ana Acilda Alves da Silva (PV), a Ana do PV, Edson Elias Khouri (PSB), o Edson Cury e Willians Santos (PSB), o Willians do Gás, promoveram um debate sobre a não redução da maioridade penal. O evento ocorreu (foto)  na sexta-feira, à noite, dia 20.

Para o padre Júlio Lancelotti, o Estado brasileiro precisa primeiro fazer o seu papel, ou seja, oferecer educação de qualidade e cidadania ao povo para depois começar a pensar em rebaixar a maioridade penal. Além disso, ele culpou a mídia em geral por influenciar a sociedade com matérias negativas. O padre pediu ainda que a população local cobre o prefeito, Acir dos Santos (PSDB), o Acir Filló, por mais creche.

Já o deputado estadual, Alencar Santana (PT) afirmou que diminuir a maioridade penal de 18 para 16 anos seria a maneira mais de fácil de esquecer o verdadeiro problema que é a falta de condições dignas aos jovens. O petista também defendeu que a sociedade não deve ser pautada pelo que é divulgado pela imprensa. Alencar Santana elogiou os vereadores (foto-dir) por realizar um ato favorável à manutenção da maioridade penal.

Vereadores (dir) promovem debate sobre maioridade penalNa mesma forma, a deputada federal, Luiza Erundina (PSB-SP) garantiu que apenas prender os menores não resolve, de fato, o problema. Por isso, ela concorda que o estado nacional necessita cumprir a sua parte. O debate reuniu ainda o diretor da Fundação Casa de Ferraz, Israel Simões Pimentel, o vereador de Votuporanga (SP) Douglas Lisboa (PSDB), o membro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca), Edinho Santana e o ex-vereador ferrazense, José Aparecido Nascimento, o Aparecido Marabraz entre outras, autoridades.

                                                    Creche

O evento teve o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA-FV). Para o órgão, hoje, existem no Estado de São Paulo 8,6 mil jovens presos na Fundação Casa. Em contrapartida, o município de Ferraz de Vasconcelos tem 12 mil crianças de zero a quatro anos, isto é, em idade de creche, porém, apenas cerca de três mil são atendidas. Por isso, de janeiro a junho deste ano, 290 pais protocolaram ofícios no Conselho Tutelar (CT) pedindo vaga em creche.