David Júnior propõe entrega da Medalha Prefeito Dema a ONG Gerando Falcões

Autor da comenda, o vereador David Francisco dos Santos Júnior (PSD), o David Júnior (foto), sugeriu a primeira instituição que vai receber a Medalha Prefeito Valdemar Marques de Oliveira Filho, o Dema, por sua atuação no combate à pandemia da Covid-19. Na realidade, o parlamentar indicou a Organização Não-Governamental (ONG) Gerando Falcões, com sede em Poá.

Na prática, a renomada entidade social sem fins lucrativos exerceu e continua desempenhando um papel muito importante para atenuar os efeitos da crise sanitária que já matou mais de 680 mil brasileiros. A ação filantrópica ajuda, sobretudo, moradores da periferia de cidades brasileiras com a doação de alimentos em geral. Além disso, o órgão social também apoia financeiramente e culturalmente as famílias carentes.

Criada em 2013 pelo empreendedor social, Eduardo Lyra, o Edu Lyra, a Gerando Falcões tem transformado a vida de milhares de pessoas, mas, principalmente, de jovens residentes em comunidades espalhadas pelo país. O objetivo está sendo dar uma oportunidade à juventude de lutar por seus ideais e, ao mesmo tempo, mostrar um novo horizonte, ou seja, que o ambiente onde vive pode ser alterado para melhor.

Em Ferraz de Vasconcelos, a entidade em parceria com a Prefeitura Municipal desenvolve o projeto Favela dos Sonhos. No fundo, essa iniciativa está dando um novo sentido aos moradores da comunidade conhecida como Boca do Sapo, situada no Jardim São Lázaro, na região da Vila Santa Margarida. Com isso, os participantes estão sendo qualificados, reformando as suas casas, arrumando emprego e recebendo ações culturais e de saúde.

Gratidão

Para David Júnior, a concessão da Medalha Prefeito Dema é uma maneira de agradecer e de reconhecer o trabalho realizado pela entidade em prol de famílias carentes no período da pandemia. “Por isso, resolvemos propor essa simples homenagem ao pessoal da Gerando Falcões”, comentou. O projeto de decreto legislativo tramita nas comissões permanentes da Casa, porém, não tem data para ser votado em plenário.

Por Pedro Ferreira, em 25/08/2022.