Criação de “Cãominhada”é votada em primeira discussão

Vereador Willians do Gás (PSB) comemora a criação de cãominhadaA Câmara Municipal de Ferraz de Vasconcelos aprovou em primeira discussão o projeto de lei que dispõe sobre a criação da “Cãominhada em Defesa da Vida Animal” a ser realizada no primeiro final de semana de outubro de cada ano, em referência ao dia 04, Dia de São Francisco, considerado o padroeiro dos animais. A votação da matéria de do vereador (foto) Willians Santos (PSB), o Willians do Gás ocorreu na sessão ordinária, na segunda-feira, dia 31. A iniciativa fará parte do calendário oficial de eventos do município.

Após ser, devidamente, aprovado em dois turnos pelo plenário da Câmara Municipal, o Poder Executivo vai sancionar o texto e dentro de, no máximo, 60 dias providenciará a sua regulamentação. Para Willians do Gás, a chamada “Cãominhada em Defesa da Vida Animal” tem por objetivo alertar e, ao mesmo tempo, conscientizar a população ferrazense para fazer a posse responsável do seu bicho de estimação e, com isso, evitar o abandono de cães em ruas da cidade. “A passeata também servirá para fornecer orientação de como proporcionar o bem-estar físico e mental do animal”, diz.

Para ele, o cidadão precisa respeitar o seu cachorro e, com isso, conviver da melhor maneira possível com ele. O vereador destacou ainda que além de servir de excelente companhia no dia a dia, o cão também é usado como terapia em tratamento de doenças graves como, por exemplo, o câncer. Além disso, o animal é utilizado de forma eficiente para combater o tráfico de drogas em geral pelas polícias. Na tribuna, o vereador lamentou a falta de um Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) na cidade. Por isso, ele continua acreditando que um dia o município possa criar esse tipo de serviço tão essencial para cuidar de animais.

O vereador José Nelson Ferreira (PRB), o Pastor Nelson disse que também concorda com a necessidade urgente de Ferraz de Vasconcelos passar a contar com um CCZ. Para tanto, o parlamentar sugere, por exemplo, a formação de um consórcio regional para colocar o projeto em funcionamento. “Recentemente, precisei desse tipo de atendimento no município para ajudar uma moradora dona de nove cães, porém, não obtive sucesso. A saída foi encontrada foi acionar uma entidade protetora, em Ribeirão Pires”, frisa. Já Aurélio Costa de Oliveira (PPS), o Aurélio Alegrete afirmou que além de humanizar o tratamento, a cidade necessita ainda cuidar do descarte de animais mortos.

Por Pedro Ferreira.